São Paulo – A Câmara de Indústria da Jordânia prepara um memorando para expor a necessidade da redução das tarifas alfandegárias sobre as exportações jordanianas ao Brasil, a fim de facilitar o fluxo comercial entre os dois países. A informação foi dada à ANBA por Ahmad Adnan Al-Khudari (foto acima), membro do Conselho de Administração da Câmara das Indústrias da Jordânia, do Conselho da Câmara das Indústrias de Amã e do Conselho da Jordan Exports.
Falando durante participação na feira supermercadista Apas Show, que ocorreu na última semana na capital paulista, Al-Khudari disse que o Brasil é um mercado grande e promissor, além de ser a porta de entrada para os produtos jordanianos na América Latina. Ele ressaltou que as altas tarifas alfandegárias, entanto, são o maior obstáculo e desafio para a disseminação dos produtos do seu país no mercado brasileiro.
O assunto deve ser discutido entre as câmaras de indústria e a Jordan Export e um memorando será preparado e apresentado às autoridades responsáveis com o objetivo de reduzir essas tarifas, segundo o empresário.
De acordo com Al-Khudari, a Jordânia exporta cerca de 10 bilhões de dinares jordanianos em produtos ao ano, equivalentes a US$ 14 bilhões pela conversão atual, excluindo potássio e fosfatos. Os produtos jordanianos chegam a 120 países e a Jordânia busca aumentar as exportações para criar novas oportunidades de trabalho, já que cada US$ 1 bilhão contribui para a criação de 45 mil novos empregos, segundo o empresário.
Jordânia na Apas
Empresas jordanianas participaram da Apas Show oferecendo vários produtos, entre os quais se destacam o azeite de oliva, ervas e especiarias, tomilho e suas variedades, gelatina e creme de caramelo, doces orientais, além do característico café árabe.
Segundo Al-Khudari, no próximo ano haverá uma participação maior de empresas jordanianas na mostra. Elas também planejam participar em 2024 de outra feira do setor que ocorre no Brasil, a Anufood, em função de ser bastante especializada em alimentos.
Ele explicou que as autoridades responsáveis pela exportação na Jordânia estão trabalhando para auxiliar pequenos agricultores a aprimorarem a qualidade e o design das embalagens dos seus produtos, a fim de ajudá-los a entrar nos mercados globais. A iniciativa tem o objetivo de melhorar o padrão de vida da população e aumentar exportações.
Empresa de ervas e especiarias
Al-Khudari é diretor-geral da Adnan Khudari & Sons Trading Co., empresa especializada na produção e exportação de ervas e especiarias. A companhia familiar está na quarta geração, pois foi fundada pelo avô de Ahmad Adnan Al-Khudari, que foi sucedido por seu pai, que por sua vez foi sucedido por Ahmad e que depois será sucedido pelos filhos. Ele explicou que todos trabalham de acordo com uma política clara da empresa.
Os produtos da Adnan Khudari & Sons Trading Co. chegam a cerca de 45 mercados internacionais, liderados pelos Estados Unidos. A empresa possui 19 distribuidores no mercado estadounidense, além do Canadá, Austrália e países do Golfo, e está buscando atualmente entrar nos mercados latino-americanos.
Na grande cesta de produtos da empresa estão ervas embaladas em frascos e em recipientes plásticos com filtro, melaço de romã comercial, melaço de romã orgânico, vinagre comercial e orgânico, sal com baixo teor de sódio para pacientes com hipertensão, diversas especiarias orientais, tomilho de todos os tipos oriundos da Jordânia, Palestina e Líbano, gelatina, pudim, creme de caramelo, além de outros produtos.
As exportações respondem por 75% da produção da empresa. Os outros 25% são comercializados na Jordânia, onde os produtos da empresa cobrem cerca de 90% das necessidades do mercado local, segundo o empresário.
Tradução do árabe de Georgette Merkhan