São Paulo – Representantes de seis empresas brasileiras de alimentos estão na Arábia Saudita expondo na feira Saudi Halal Expo, em Riad, que começou nesta segunda-feira (07) e vai até a quarta-feira (09). Organizada pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a participação é uma ação do projeto Halal do Brasil, convênio das instituições para promover o alimento nacional no mercado islâmico.
A missão conta com uma produtora de açaí, a Petruz Açaí, um frigorífico de bovinos e ovinos, o Come Sul, além de quatro traders de comércio exterior, Pantanal Trading, Garra Internacional, Nad Al Shiba e SCG, com portfólio de alimentos a granel e industrializados de empresas brasileiras.
Todas elas já atuam no mundo árabe, mas a maioria ainda não tem clientes sauditas. “A expectativa é buscar conexões diretas com varejistas e importadores na feira, disponibilizando produto ‘Made in Brazil’, de valor agregado, atendendo aos valores do consumidor muçulmano”, explica Silvana Scheffel Gomes, diretora de marketing e conteúdo da Câmara Árabe.
De acordo com ela, a missão à feira saudita integra uma série de ações de promoção comercial para ampliar a exportação de produtos de valor agregado, pouco prevalentes na relação comercial entre o Brasil e o mundo muçulmano, que compra majoritariamente alimentos como açúcar, grãos, frutas e proteínas animais.
Em 2021, esses produtos lideraram a pauta de exportação brasileira aos 57 países da Organização para Cooperação Islâmica (OCI), somando US$ 16,5 bilhões ou 7,2% do total de US$ 230,4 bilhões importados pelo bloco. O resultado posicionou o Brasil como o segundo fornecedor de gêneros alimentícios e bebidas à OCI, atrás somente da Índia.
Na avaliação da diretora da Câmara Árabe, apesar de representativo, o resultado poderia ter sido melhor se houvesse nos embarques brasileiros maior oferta de alimentos industrializados com certificação halal, que atesta produção conforme às tradições do islã, e funciona, na prática, como passaporte de acesso ao mundo muçulmano.
Halal do Brasil
O Halal do Brasil é um projeto realizado pela Câmara Árabe em parceria com a ApexBrasil que visa acelerar o processo de inserção das indústrias com produtos halal no mercado mundial, fomentando a cultura exportadora brasileira para mercados islâmicos e não-islâmicos por meio de um projeto de apoio a negócios internacionais.
A iniciativa prevê investimento de R$ 15,4 milhões nos próximos 30 meses em ações de promoção comercial em feiras de alimentos realizadas em países muçulmanos, mas também em subsídio a empresas brasileiras de alimentos interessadas em adotar certificação halal para seus produtos.
A meta é habilitar 500 fabricantes de alimentos e bebidas industrializados já em fase de internacionalização a participar do mercado mundial de alimentação halal, que, segundo o State of the Global Islamic Economy 2022, reúne 1,9 bilhão de consumidores, movimenta US$ 1,267 trilhão por ano e deve crescer 7,1% até 2025.