São Paulo – O projeto Brazilian Footwear, que promove os calçados brasileiros no exterior, vai trazer ao Brasil a partir do próximo mês importadores do produto dos Emirados Árabes Unidos. Batizada de Projeto Comprador VIP, esta iniciativa tem o objetivo de apresentar ao potencial comprador a infraestrutura das empresas nacionais, assim como conversar com o cliente para saber detalhadamente quais são suas demandas. O projeto Brazilian Footwear é realizado em parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e tem 153 empresas associadas.
De acordo com a coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli,em maio deste ano representantes do projeto fizeram uma visita de prospecção de clientes aos Emirados Árabes e, ao se reunir com os empresários locais, compreenderam que os importadores dos Emirados valorizam o relacionamento entre comprador e vendedor e demonstraram o interesse em conhecer as fábricas brasileiras de calçados. Por meio deste tipo de relacionamento, afirmou Masselli, é possível saber detalhadamente qual é a demanda do comprador, o volume que ele deseja comprar, o preço médio, o design e o acabamento que ele quer.
Os organizadores tentarão, por meio do Projeto Comprador VIP, apresentar aos convidados as empresas que oferecem exatamente o produto que desejam comprar. “É uma ação melhor do que o encontro e a negociação em showroom, pois o contato entre compradores e vendedores é mais amplo e direcionado. Se for necessário, enviaremos os clientes a polos produtores diferentes. Vamos fazer tudo para agradar”, disse.
Uma empresa contratada pelo projeto Brazilian Footwear fez a seleção de potenciais compradores. Foram convidados para esta iniciativa, a primeira com empresas dos Emirados, três companhias que ainda não são clientes dos fabricantes brasileiros. A proposta é que um deles visite o Brasil em setembro, um em outubro e outro em novembro. Eles já receberam o convite e agora o Projeto Comprador VIP aguarda a confirmação.
“Já fizemos esse projeto com compradores de outros países e o resultado foi muito positivo. É uma forma de desenvolvermos relacionamento, pois, assim, o cliente entende que o fornecedor está oferecendo um serviço, mais do que um produto, e enxerga no vendedor um parceiro”, afirmou Masselli.
Ela ainda observou que o Brasil já exporta aos Emirados, porém as vendas ainda estão aquém do potencial. “Fornecemos apenas 1% do que os Emirados compram do mundo inteiro. Tem muito espaço para crescer”, afirmou, lembrando que em muitos casos os produtos chegam a Dubai e de lá são reexportados. Devido a este motivo, é possível alcançar um mercado grande e variado em outros países a partir de Dubai. Ela observou, porém, que o principal concorrente hoje é a China, país que oferece calçados em grande volume e a um preço baixo.
De acordo com dados do projeto Brazilian Footwear, no ano passado os Emirados Árabes importaram 1,97 milhão de pares de calçados do Brasil, com valor de US$ 21,77 milhões. Sobre o desempenho de 2014, houve aumento de 7,2% nos volumes vendidos e de 8,2% no faturamento em dólares. No acumulado deste ano até julho, foram vendidos 1,17 milhão de pares, ou 15,6% menos do que no mesmo período de 2015, e com faturamento de US$ 10,82 milhões, 35% menor em relação ao acumulado até julho de 2015. Os Emirados são o 11º principal destino dos calçados brasileiros.
Os Emirados são um mercado-alvo do projeto Brazilian Footwear, assim como Estados Unidos, Rússia, China, Colômbia e Alemanha. Neste mês, os organizadores do projeto estão realizando palestras sobre o mercado dos Emirados para associados da Abicalçados. Houve apresentações nas cidades gaúchas de Novo Hamburgo, em 17 de agosto, e Igrejinha, na segunda-feira (22). Na próxima terça-feira (30) haverá uma palestra em Birigui, no interior de São Paulo.


