São Paulo – As empresas de Dubai estão de olho nas oportunidades que o mercado brasileiro oferece. Uma delegação de companhias do emirado participou nesta terça-feira (20) de uma rodada de negócios com empresas nacionais na capital paulista. O evento foi organizado pela Dubai Exports, agência de promoção das exportações de Dubai, com o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Segundo Ashraf Mahate, diretor de Inteligência de Mercado para Exportações da Dubai Exports, há muitas empresas de Dubai interessadas em exportar alimentos ao Brasil. Ele destaca, porém, que não se tratam de alimentos básicos, como carne ou frango, dos quais o Brasil é grande produtor, mas de produtos especializados, não encontrados no mercado interno.
“Temos empresas de petiscos, iguarias árabes e doces. Também temos uma indústria de cosméticos querendo entrar no mercado da América do Sul”, apontou. Mahate acredita no diferencial dos produtos do emirado para atrair o consumidor brasileiro interessado em novas experiências.
“Produzimos comidas especializadas de alto custo. Temos empresas vendendo itens que você não encontra no mercado local, como tâmaras, produtos árabes. As pessoas viajam, veem coisas novas e querem provar novos produtos, produtos que não estão disponíveis no mercado brasileiro. Não estamos em competição com os produtos brasileiros. Estamos aqui para fornecer novos sabores e novos produtos especializados”, afirmou.
Uma das empresas que compõem a delegação é a On Time Group, uma trading que atua no ramo de alimentos, bebidas e produtos de cuidados com a saúde. “É a segunda vez que venho para o Brasil. Acho que as coisas estão melhorando em relação à primeira vez. Mais empresas estão vindo [para a rodada] e eu estou conseguindo entender melhor essa parte do mundo”, contou Waleid Bin Abdulkareim, CEO do grupo.
Ele também falou sobre a possibilidade de trazer sua empresa para cá. “O Brasil é um mercado muito importante para nós. Pensamos em abrir um escritório aqui em São Paulo quando começarmos a estabelecer negócios”, disse.
Uma das empresas nacionais que conversou com Abdulkareim foi a Cavalcante, do setor de alimentos. “Nosso objetivo principal é exportar café em cápsulas para eles e o [milk] shake”, contou Fadley Fattah, trader da indústria. “A On Time faz a parte de trading e ficou de nos dar dois contatos de empresas importadoras de café”, afirmou o executivo.
Najia Ou Benyahya é gerente de Desenvolvimento de Negócios da Intercoil, empresa produtora de colchões para o segmento de luxo e também de médio preço dos Emirados. “Temos três segmentos de clientes: lidamos com o segmento de hotéis, cinco estrelas e quatro estrelas, lidamos com distribuidores que compram nosso produto e revendem e temos nossas próprias lojas. Temos quase 25 lojas na região [do Golfo]”, contou.
No Brasil, a empresa procura estabelecer parcerias para fabricar seus produtos por aqui. “Estamos procurando parceiros na região que queiram abrir negócios na produção ou importar nossos acessórios”, disse. No Oriente Médio, a indústria fornece para diversos projetos hoteleiros nos Emirados Árabes Unidos e também no Catar, Bahrein, Kuwait, Líbano, Jordânia, Arábia Saudita e Omã.
Após a visita ao Brasil, a delegação de Dubai segue para a Argentina e o Paraguai.