São Paulo – As empresas do setor de frutas frescas e processadas que participaram da Gulfood, maior feira da indústria alimentícia do Oriente Médio, realizada no final de fevereiro em Dubai, fecharam negócios da ordem de US$ 3 milhões no evento, o que representou um aumento de 119,8% em relação ao ano passado. Foram realizados 820 contatos, segundo divulgou ontem (05), o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf).
A estimativa da entidade é que para os próximos 12 meses a feira gere mais US$ 10,2 milhões em negócios. No estande organizado pelo Ibraf estavam presentes as empresas Ruette Spices, Bony Açaí, Vittal e Amêndoas do Brasil. Além dessas, outras companhias associadas participaram da feira, como a Batia, Daros, Trop Frutas e Predilecta.
A Vittal, por exemplo, que produz sucos de frutas, água de coco e refrigerantes, fechou negócio no primeiro dia do evento, conforme a ANBA já noticiou. Foram fechadas 66 mil latas de guaraná para um importador dos Emirados Árabes, país onde a empresa ainda não exportava.
Para o empresário Bony Monteiro, presidente da Bony Açaí, o evento foi muito positivo e seu produto foi bem aceito no mercado árabe. Essa foi a primeira vez que a empresa participou da feira e logo no primeiro dia o empresário foi procurado pelo gerente de operações do escritório do palácio real dos Emirados Árabes para buscar açaí para o príncipe Tahnoon Bin Zayed Al Nahyan, de Abu Dhabi.
No caso da Ruette Spcices, de frutas cítricas, que já participou da feira e já exporta para o mercado árabe, o evento também foi positivo. Segundo o vice-presidente da empresa, José Ruette Filho, o público deste ano foi mais qualificado e os negócios realizados foram acima das expectativas. Para ele, mesmo com a crise, os negócios não foram afetados, segundo release divulgado pelo Ibraf.
Outra empresa que saiu satisfeita da feira é a Amêndoas do Brasil, que participou pela primeira vez. Nos quatro dias do evento, a gerente de comércio exterior Simone Vasconcelos recebeu mais de 150 contatos, entre eles estavam importadores dos Emirados Árabes, Líbano, Jordânia, Iraque, Arábia Saudita, Irã. “Nossa primeira participação foi ótima, pois apresentamos a qualidade de nossas castanhas a clientes que compram da Índia e do Vietnã”, disse ela ao Ibraf.
Mais negócios
Antes da Gulfood, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) realizou em Dubai o evento Sabores do Brasil, que reuniu 400 compradores de 13 países do Oriente Médio para negociar com 40 empresas brasileiras, entre elas cinco associadas ao Ibraf. Nos encontros de negócios entre as empresas foram realizadas 720 reuniões, gerando US$ 22,8 milhões em negócios.

