São Paulo – O governo brasileiro ampliou o teto do faturamento de empresas que poderão ter acesso ao Programa de Financiamento às Exportações (Proex), na modalidade Financiamento. Em vez dos R$ 600 milhões anteriores, a partir de maio companhias que faturam até R$ 1,3 bilhão podem usar os recursos.
De acordo com informações divulgadas pelo Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o objetivo é ajudar mais empresas a serem elegíveis e aumentar a competitividade das vendas externas do Brasil. A iniciativa foi criada pelo governo para apoiar a exportação brasileira e libera crédito para viabilizar a venda.
A decisão sobre a ampliação do teto foi tomada pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex). “A decisão ampliará o número de empresas aptas a exportar pelo programa, estimulará a competitividade e o crescimento da nossa economia, além de gerar mais empregos”, afirma o vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (foto acima).