São Paulo – Empresas tunisianas produtoras de tâmaras buscam oportunidades no mercado brasileiro através da participação na feira Apas Show, que ocorre na capital paulista desde a segunda-feira (15). Cinco companhias de tâmaras da Tunísia são expositoras como parte do espaço organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Algumas participam pela primeira vez e outras já estiveram em outras edições e exportam para o Brasil.
Abdlkrim Bouguenna, gerente e proprietário da Golden Export, especializada na produção de tâmaras, disse que a empresa já vende para o mercado brasileiro e participa da Apas neste ano para conquistar novos clientes e aumentar o volume de negócios. Essa á a primeira presença na feira.
O volume das exportações da empresa é de cerca de 4 mil toneladas anuais, o equivalente a 80% da produção. Segundo Bouguenna, a companhia exporta para mais de 22 países, com destaque para os orientais, entre eles Malásia, Indonésia e Singapura, além da Itália, França, Estados Unidos e do Brasil.
Ele acrescentou que a empresa busca fomentar o costume de consumir tâmaras tunisianas entre os brasileiros e que também pretende entrar em outros mercados da América Latina, como Argentina.
Mohamed Amine Boumaiza, diretor de exportação da empresa Nouri, também especializada na produção e exportação de tâmaras tunisianas, disse que a empresa familiar herdou a produção de tâmaras dos ancestrais, o que é mantido até hoje. De acordo com ele, em 1992, a empresa passou a exportar tâmaras tunisianas da qualidade Deglet Nour para todas as partes do mundo, desde a Austrália até o Canadá.
Segundo Amine, a capacidade de produção da empresa é de cerca de 4 mil toneladas anuais, dos quais mil toneladas são orgânicas. O executivo disse que 100% da produção é exportada para mais de 37 mercados ao redor do mundo, incluindo o brasileiro, para o qual a companhia passou a vender em 2015.
Ele destacou que o Brasil é um dos grandes e promissores mercados para as tâmaras da Tunísia. Segundo Amine, a empresa já obteve sucesso em atingir taxas de crescimento nas vendas de até 20% ao ano nos últimos anos, tendo atualmente sete clientes no Brasil, em comparação com apenas um comprador em 2015.
O executivo acrescentou que as tâmaras da Tunísia combinam alta qualidade e preços razoáveis para todos os consumidores do mundo. Ele explicou que a empresa participa pela primeira vez da feira Apas, que é uma das maiores e mais conhecidas feiras de toda a América Latina e não somente do Brasil.
Mohamed Barbouche, CEO da empresa Fadhel International Trading, especializada na produção e exportação de tâmaras, afirmou que a empresa possui fábricas na Tunísia, Egito, Arábia Saudita e Iraque, além de escritórios nos Emirados Árabes Unidos, Palestina e Jordânia. As marcas são Barari e Fit.
A produção anual da empresa está estimada em cerca de 80 mil toneladas, proveniente de todos os países árabes em que está presente. Incluem-se nesse total as 2 mil toneladas da Tunísia, de onde as tâmaras árabes são exportadas para vários países, com destaque para Índia, Rússia, Malásia, Bangladesh, Estados Unidos, França e alguns outros países europeus.
Em relação ao mercado brasileiro, ele disse que a empresa já exportou cerca de quatro contêineres para o Brasil através de uma empresa intermediária em Portugal. No entanto, a experiência não foi tão bem-sucedida como se esperava. É por isso que a companhia procura a exportação direta para o mercado brasileiro.
O CEO destacou que o mercado brasileiro é grande e que a comunidade árabe local também representa grandes oportunidades para produtos tunisianos e árabes em geral.
Tradução do árabe de Georgette Merkhan