São Paulo – As empresas árabes que atuam no setor de turismo e participam da feira World Travel Market (WTM) Latin America apostam em descontos e promoções para atrair os turistas brasileiros. Aberta nesta terça-feira (29) em São Paulo, a mostra tem um estande com quatro empresas egípcias. A Emirates Airline, de Dubai, a Royal Air Maroc e um operador independente da região também participam da mostra com estande próprio.
Com sede em Giza, no Egito, a Exotic Tours and Travel atua no mercado brasileiro há 15 anos. O presidente da companhia, Mohamed Mossad, afirmou que nesta edição a companhia não espera celebrar grandes negócios. “Temos que estar presentes porque o Brasil é importante para nós. Atualmente, estamos oferecendo descontos de até 40%. Isso é possível porque o Egito também enfrenta problemas e os preços lá estão baixos”, disse.
Segundo Mossad, apesar da crise política e econômica que o Brasil enfrenta, o País tem grande potencial como emissor de turistas, principalmente de turismo religioso. “Mas a melhora nos negócios vai depender de uma solução da situação política”, afirmou. A WTM Latin America é dedicada aos negócios entre operadores de turismo e empresas e não se destina ao público final. No entanto, é com base no viajante que o volume e o preço de pacotes ofertados são negociados.
Diretora da Autoridade de Turismo do Egito para Estados Unidos, Canadá e América Latina, Gawaher Ali Youssef afirmou que nem Egito nem Brasil passam por um bom momento. Em 2015, um avião da empresa russa Metrojet explodiu sobre a península do Sinai pouco depois de decolar, em um atentado realizado pelo Estado Islâmico. Desde 2010, seu melhor ano no setor, o país árabe registra queda no número de visitantes.
“Estamos fazendo um grande esforço para receber mais turistas e para receber mais brasileiros”, disse Youssef. Entre as ações que o órgão turístico deverá realizar neste ano estão viagens de jornalistas do setor ao Egito. Além disso, em junho, um dos maiores especialistas do mundo em arqueologia, Zahi Hawass, virá ao Brasil para apresentar palestras sobre as relíquias arqueológicas do país árabe. No ano passado, o Egito recebeu 12 mil brasileiros. O número que ficou aquém das expectativas dos egípcios apesar de representar crescimento sobre 2014.
As empresas aéreas também estão com ações específicas para o mercado nacional para manter seus voos cheios. A Emirates Airline, que opera voos diários entre Dubai e São Paulo e entre Dubai e o Rio de Janeiro, está com uma promoção com passagens aéreas a partir de US$ 719 para destinos na Ásia, como Bangcoc, na Tailândia.
Além disso, o diretor-geral da empresa no Brasil, Stephane Perard, afirmou que a companhia está desenvolvendo ações com os operadores turísticos brasileiros. Em abril a Emirates vai lançar uma campanha exclusiva a operadores turísticos. Quem vender pacotes com pelo menos duas noites em Dubai, com voos pela empresa, poderá se cadastrar no site da campanha Vendi Dubai 2016 para concorrer a certificados de barras de ouro e a viagens para o emirado.
“Nós queremos popularizar Dubai, que é visto como um destino luxuoso. Há luxo sim, mas há muitas atrações acessíveis estamos trabalhando para mostrar isso. Estamos em um momento de contração (econômica) em que o cliente fica mais seletivo, pesquisa muito”, disse Perard.
A empresa não cita números, mas Perard afirmou que o volume de passageiros se manteve estável nos últimos meses e que uma “eventual” queda no faturamento está sendo compensada com os preços mais baixos do petróleo. Em setembro do ano passado a Emirates expandiu sua presença na região ao trocar o avião que voa entre Dubai e Rio de Janeiro. O Boeing 777-200LR com capacidade para 266 passageiros deu lugar a um 777-300ER para 354 passageiros, igual ao utilizado na rota entre Dubai e São Paulo. Este voo segue para Buenos Aires depois de pousar no Rio de Janeiro.
A Royal Air Maroc vai voar para o Rio de Janeiro a partir de maio. Atualmente, a companhia tem uma rota que liga Casablanca a São Paulo três vezes por semana. O gerente de vendas, José Eduardo Azzolini, afirmou que a empresa tem conseguido manter o volume de passageiros devido à quantidade de destinos que a empresa atinge na Europa e ao preço das passagens, entre US$ 500 e US$ 600 por passageiro. “A Royal Air Maroc acredita no Brasil, que é importante no orçamento da companhia. Mesmo neste momento, temos planos para o Brasil, com mais ações e mais participação no mercado”, disse. A companhia deverá trocar o avião Boeing 767-300 pelo novo 787 Dreamliner.
Serviço
WTM Latin America
Em 30 de março, das 12h às 20h. Em 31 de março, das 12h às 18h.
Expo Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo – SP
Estande da Autoridade de Turismo do Egito – R70
Informações: http://www.wtmlatinamerica.com/


