São Paulo – Os empresários árabes mais uma vez marcam presença na Hospitalar, principal evento da cadeia da saúde da América Latina, que abriu as portas na terça-feira (16), no Expo Center Norte, em São Paulo. Até a sexta-feira (19), a egípcia Pharmaplast e a libanesa Plastilab expõem seus produtos e buscam fechar novos negócios com clientes do Brasil e da América Latina, seguindo seus planos de expansão para a região.
Especializada em produtos para proteção a feridas, como curativos adesivos, espumas adesivas e gel antissépticos, a Pharmaplast, sediada em Alexandria, no Egito, participa da feira pela décima-segunda vez. “Estive em todas as edições desde 2005”, conta Mamdouh Atteia, gerente de desenvolvimento de negócios da empresa, em entrevista à ANBA horas após a abertura da Hospitalar.
Para ele, participar da feira é muito importante para se relacionar com os consumidores e explicar de forma detalhada o modo de uso de seus produtos. “Não exportamos commodities: são produtos técnicos, que demandam certa compreensão”, explica. Segundo Atteia, foi após a primeira participação na Hospitalar que a Pharmaplast passou a exportar seus produtos para o mercado brasileiro. “Hoje temos grandes clientes aqui, importadores e distribuidores”, diz.
O objetivo da empresa egípcia é expandir sua penetração no mercado nacional, apesar de algumas dificuldades encontradas – sobretudo em impostos de importação, de acordo com o Atteia. Mais do que isso, a Pharmaplast quer alcançar os consumidores de baixa renda: “Temos também uma função social, de oferecer nossos produtos, que possuem preços mais baixos que os americanos a europeus, a pessoas que não têm condições de pagar o preço de um produto feito por uma multinacional”, justifica.
Já a libanesa Plastilab, de Beirute, começou a enviar seus produtos para o mercado brasileiro em setembro do ano passado. De lá para cá, exportou uma média de dois a três contêineres cheios de gazes, tubos de ensaio, coletores de urina e esperma, dentre outros produtos, por mês, para distribuidores de Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).
“Eles vendem os produtos para laboratórios e hospitais em todas as regiões do Brasil”, conta Ibrahim Ballout, gerente de vendas para exportação da Plastilab. “Nosso objetivo é aumentar os embarques. O Brasil é um dos nossos principais mercados para os próximos dois ou três anos”.
A companhia, que exporta para mais de 80 países em todo o mundo, vê no Brasil a porta de entrada para o mercado latino-americano. Sua participação na Hospitalar, a primeira na história, tem como objetivo também conhecer clientes de outros países da região. “Queremos mostrar que os produtos feitos pelos árabes podem competir com os tradicionais fabricantes da Europa e dos Estados Unidos. Temos boa qualidade e oferecemos preços competitivos”, explica.
Ballout chegou ao Brasil no domingo (14) e participou de outras reuniões fora da Hospitalar. Ficará em São Paulo durante toda a semana – é a sua segunda visita ao País: em janeiro esteve em Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. “Muitos brasileiros foram ao Líbano conhecer a nossa fábrica também”, conta.
Com mais de 1 mil expositores, a Hospitalar deverá receber mais de 90 mil visitantes de mais de 70 países durante os quatro dias de feira. Paralelamente à exposição, ocorre um fórum com palestras e discussões de diversas áreas da saúde.
Serviço
Hospitalar – Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios
De 16 a 19 de maio, das 11h às 20h
Local: Expo Center Norte, em São Paulo
Mais informações: http://www.hospitalar.com/pt/
Pharmaplast
http://www.pharmaplast-online.com
Plastilab
http://www.plastilab-lb.com