Emirates News Agency*
Sharjah – A Tameer International, companhia dos Bahrein, anunciou que vai executar um projeto imobiliário de 26 bilhões de dinares líbios, cerca de US$ 20 bilhões, na Líbia. É o maior investimento de um país membro do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) feito no norte da África e também o maior investimento árabe já feito na Líbia.
A Tameer vai construir um conglomerado com edifícios residenciais, comerciais, além de centros empresariais e áreas turísticas. Ele ficará no Vale do Leste, próximo à capital da Líbia, Trípoli, em uma área de 40 quilômetros quadrados na costa do mediterrâneo, e, segundo o presidente da Tameer, Omar Ayesh, terá o tamanho de uma cidade.
O local terá estabelecimentos de serviços como escolas, universidades, hospitais, clubes e academias de ginástica, além de jardins, parquinhos e centros de entretenimento. Estes espaços serão utilizados pelos moradores das áreas residenciais, que devem abrigar mais de meio milhão de habitantes. Serão construídas casas inteligentes com tecnologia moderna.
A Tameer International, especializada em desenvolvimento imobiliário, é a principal empresa envolvida no projeto. As parceiras dela no empreendimento são a Tatweer Property Co, empresa do grupo Dubai Holding, e o Fundo Árabe para Desenvolvimento Econômico e Social.
A Dubai Holding é controladora de empresas nos setores de tecnologia, comunicações, energia, saúde e educação, turismo, finanças, hospitalidade e biotecnologia, além de empreendimentos imobiliários, dos Emirados Árabes Unidos. O Fundo Árabe é uma organização financeira que inclui membros de todos os 22 países membros da Liga Árabe. O projeto tem apoio do governo da Líbia.
Em discurso no anúncio deste projeto, o presidente da Tameer informou que o projeto vai combinar desenho moderno e características únicas da cultura líbia, presentes em sua história, tradições e raízes. Segundo o executivo, este investimento no país árabe do norte da África abrirá a porta para projetos maiores em toda a região.
*Tradução de Mark Ament

