São Paulo – Empresas do Paraná já fazem parte do Projeto Halal do Brasil, mas o estado deve ampliar a participação a partir de ações que foram realizadas nas cidades de Curitiba e Londrina nestas quarta-feira (19) e quinta-feira (20). O projeto tem como meta aumentar a exportação brasileira de produtos halal, aqueles que são produzidos segundo as regras do Islã e voltados ao consumo de muçulmanos.
De iniciativa da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Halal do Brasil teve programação ampla nos últimos dois dias no estado do Paraná, o que incluiu desde realização de seminários sobre o tema do halal nas duas cidades até encontros com lideranças do setor empresarial e do governo paranaense e visitas a empresas locais.
Os empresários que participaram das atividades e que ainda não fazem parte do Halal do Brasil manifestaram o desejo de aderir ao projeto e de participar de algumas das suas próximas ações, como o Projeto Comprador, que ocorre em agosto na capital paulista, e a feira Mihas, em setembro, na Malásia. O primeiro trará importadores árabes de halal para rodadas de negócios com brasileiros. A feira, que é voltada a produtos halal, terá espaço de exposição para empresas nacionais.
A gerente de Projetos de Internacionalização da Câmara Árabe, Fernanda Dantas, que participou da agenda no Paraná, afirma que os empresários do estado ficaram muito interessados no mercado halal e no projeto. Falando para a reportagem da ANBA após a agenda, Dantas ressaltou a maturidade e a mentalidade exportadora das empresas paranaenses, além do apoio que há no estado neste sentido por organismos como a Invest Paraná e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
No Paraná
Fizeram parte da programação do Projeto Halal do Brasil no Paraná seminários na sede da Fiep, em Curitiba, e na Casa da Indústria, que também é da Fiep, em Londrina, além de conversas com representantes da Fiep, Invest Paraná, Ocepar, que reúne as cooperativas do estado, e visitas às empresas Dr. Peanut, de pasta de amendoim, Istambul, de produtos de gergelim, e Jaguafrangos, de carne de frango. A Jaguafrangos apresentou o seu case de experiência com o mercado halal no seminário em Londrina. Outra empresa do estado, a Mix Brasil Fit, de café, falou da sua história com o halal no workshop em Curitiba.
Nos seminários em Curitiba e Londrina, Fernanda Dantas apresentou o Projeto Halal do Brasil e como as empresas podem participar. O gerente de Inteligência de Mercado da Câmara Árabe, Marcus Vinícius, falou de mercado halal internacional e Omar Chahine, diretor comercial da certificadora Fambras Halal, explicou como é o processo de certificação halal. Também participou da programação Karina Azevedo, executiva de Vendas da Câmara Árabe.
Para mais informações sobre Projeto Hala do Brasil, acesse o site.
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