Emirates News Agency*
Abu Dhabi – Será lançado em breve, nos Emirados Árabes Unidos, um chocolate feito com leite de camela. Segundo informações divulgadas esta semana pela Al Ain Dairy, empresa de laticínios dos Emirados, as primeiras amostras foram produzidas em Viena, capital da Áustria, e já foram enviadas ao país árabe para testes. De acordo com o jornal árabe Khaleej Times, a Al Ain Dairy se uniu ao grupo austríaco Hochleitner Ltd. para desenvolver o produto.
Os primeiros pontos-de-venda a receber o novo chocolate serão as lojas duty free dos aeroportos de Abu Dhabi e Dubai e hotéis de luxo do país. As duas empresas vão construir uma fábrica na cidade de Al Ain, no leste do emirado de Abu Dhabi, que começará a operar no segundo trimestre de 2006.
A principal matéria-prima – leite de camela – será fornecida pela fazenda de camelos pertencente à Al Ain Dairy. A fazenda deve ser ampliada para receber mais 2 mil animais, suprindo assim as necessidades da nova fábrica.
"Juntamos leite de camela de Al Ain com mel produzido no Iêmen e produzimos um chocolate saudável e delicioso", comentou Georg Hochleitner, um famoso produtor de chocolates da Áustria. Hochleitner foi pioneiro na produção de chocolate feito com leite de ovelha.
"Com nossos parceiros austríacos, desenvolvemos nos últimos seis meses um ótimo chocolate que é mais saudável", declarou Saeed Khalfan Mater Al Romaithi, presidente da Al Ain Dairy. "Somos a primeira empresa da região a produzir leite de camela pasteurizado. Vamos trabalhar sempre para desenvolver produtos ligados à nossa história e herança", acrescentou.
Al Ain Dairy
Segundo informa o site da empresa, a Al Ain Dairy foi inaugurada em 1981 para suprir a demanda por leite e derivados dos Emirados Árabes Unidos. Atualmente ela é a maior fornecedora de laticínios do país. A companhia tem mais de mil cabeças de vacas leiteiras e duzentas camelas que produzem cerca de 14 litros de leite por dia cada uma, totalizando 2,8 mil litros de leite de camela por dia.
A empresa começou a vender leite de camela em setembro de 2001. Inicialmente produzia apenas garrafas de dois litros, mas o produto ficou tão popular que a companhia lançou outras embalagens. Atualmente ela distrubui galões de 2 litros, 1 litro, 500 ml e 250 ml.
O leite
Segundo o presidente da empresa, o que faz o leite de camela tão diferente dos outros é seu alto volume de água, por causa da habilidade do animal de reciclar a água que está em sua bexiga.
"Os animais se alimentam de plantas do deserto e sobrevivem longos períodos sem beber água. A quantidade de água no leite de camela varia de acordo com a disponibilidade de água. Quando a água está largamente disponível, sua porcentagem no leite é de aproximadamente 84%, mas quando há pouca disponibilidade de água a porcentagem sobe para 90%", disse.
Além disso, de acordo com a companhia, o leite da camela tem alto valor protéico e alta concentração de ácidos voláteis, essenciais para a alimentação humana. O leite é composto de ácidos graxos de curtas cadeias e é rico em cloretos, fosfatos, magnésio, sódio, lactose e cálcio. Leite de camela, sempre de acordo com o site da Al Ain Dairy, contém três vezes mais vitamina C do que leite de vaca e não coalha quando azeda.
*Tradução de Mark Ament com informações da redação da ANBA

