São Paulo – A Pesquisa de Remuneração Total, realizada pela empresa de consultoria Mercer nos Emirados Árabes Unidos, mostra que nove em cada dez empresas no país árabe pretendem conceder aumento de salário em 2010. A média de aumento salarial deverá ficar entre 7% e 7,5%. As informações foram divulgadas pelo site de notícias AME Info.
A pesquisa ouviu mais de 100 empresas, que abrangem cerca de 23 mil funcionários, e revela que quase 61% das companhias do país árabe têm planos de contratar mais mão-de-obra no ano que vem, de acordo com o site Arabian Business.
O estudo também ressalta a imprevisibilidade dos últimos 12 meses. Em meados de 2008, as empresas dos Emirados previam aumentos salariais de quase 10% para 2009. A taxa, no entanto, ficou entre 3,4% e 5,2% este ano.
"Embora os aumentos relatados em 2009 tenham sido inferiores ao esperado, muitas companhias planejam aumentar salários em mais de 7% em 2010, o que é extremamente promissor para a região", disse o diretor de pesquisas da Mercer para o Oriente Médio,Bassam Gazal.
Os resultados para os Emirados foram positivos já em 2009, se comparados à maioria dos demais países, afirma o estudo, ainda segundo o site Arabian Business. A demanda por trabalhadores nascidos nos Emirados continua superior à oferta, e os empregadores continuam pagando mais por seus serviços, de acordo com a pesquisa.
O estudo indica que as empresas do país estão valorizando o componente variável dos pacotes de salários, gerando aumento nos bônus por meta em relação à remuneração total. “Nossos clientes querem atrelar a recompensa ao desempenho, e isso implica em modificar a maneira como os bônus são concedidos”, disse Gazal.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

