Algérie Presse Service*
Argel – A Comissão de Energia da Argélia recebeu esta semana os lances de consórcios internacionais interessados na construção de duas usinas de dessalinização na Argélia. As plantas serão instaladas na cidade de Mectaa (no estado de Orã), com capacidade de 500 mil metros cúbicos de água por dia, e em Oued Sebt (em Tipaza), com capacidade de 100 mil metros cúbicos por dia.
As duas usinas fazem parte do plano um plano qüinqüenal que inclui 13 projetos. A usina de Mectaa, que será uma das maiores no mundo, recebeu seis ofertas de consórcios internacionais. Os consórcios Inima-Aqualia-SPA (Espanha), o espanhol e português Defesa-Sadyt-Somagne, BI Water (da Grã Bretanha), Pridesa (da Espanha), MENA Spring Utility (de Cingapura) e GE Water (dos Estados Unidos), todos tem interesse na construção da planta em uma área de 18 hectares, que deve fornecer água para a região de Orã, área que sofre muito com secas.
A Argélia é o segundo maior país da África e seus principais recursos naturais são gás natural, petróleo, zinco, fosfato, ferro e urano, segundo informações da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Mais de 80% do território argelino é ocupado pelo deserto do Saara, mas a área é rica em depósitos de hidrocarbonetos.
*Tradução de Mark Ament

