São Paulo – O Saudi Social Development Bank (SDB) assinou nesta semana acordos de cooperação com empresas de tecnologia para ajudar empresas familiares da Arábia Saudita a ingressarem no comércio eletrônico, que está em expansão do país. O banco tem como missão o financiamento ao desenvolvimento econômico e social dos cidadãos sauditas.
De acordo com notícia publicada no site do jornal saudita Arab News, o objetivo é que, por meio dos acordos, as famílias possam criar e administrar as lojas online dos seus negócios. O site informa que a pandemia acelerou a prática das compras online no país árabe e a ideia é que os negócios familiares sejam incentivados a se ajustar ao novo jeito de consumir.
Pesquisa da Amazon com a consultoria de marketing e mercado Podean, que é parceira da gigante de e-commerce, aponta que metade dos consumidores sauditas fazem compras online todas as semanas. Entre esses entrevistados, 24% disse que compra pela internet duas a três vezes na semana, 11% faz aquisições diariamente e 15% uma vez por semana.
O mercado saudita deve movimentar US$ 7,05 bilhões no e-commerce em 2021, segundo dado da empresa Statista replicado pelo Arab News. Projeções indicam que a receita do comércio eletrônico avançará anualmente em mais de 5% nos próximos anos na Arábia Saudita, chegando a cerca de US$ 8,7 bilhões em 2025.
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Mais de 100 mil famílias sauditas que têm negócios já foram financiadas por intermediários financeiros do SDB, no valor total de 1,3 bilhão de riais sauditas, o equivalente a cerca de US$ 346 milhões pela conversão atual. Nos últimos anos, a Arábia Saudita tomou várias medidas a fim de capacitar e apoiar as empresas familiares com financiamento, treinamento e outros.
Uma das ações foi a criação pelo SDB da Plataforma Nacional de Famílias Produtivas. Lançada em 2019, ela oferece uma série de serviços como certificações, apresentação de oportunidades de financiamento e oferecimento de redes de comercialização.