Cairo – Um grupo de 44 empresas globais anunciaram ter escolhido a capital saudita, Riad, como sua sede regional. As empresas receberam as licenças para as operações durante o evento “O Futuro do Investimento” (foto acima), promovido nesta semana pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, que é o fundo soberano do país.
Entre as principais empresas que anunciaram sedes regionais em Riad estão PepsiCo, Deloitte, Johnson Controls, Didi Chuxing, Philips, Siemens, Samsung, Unilever, System Air, 500 StartUps, Baker Hughes, BAT, SAP, Lilly, Gleeds, DWF, PwC, KPMG, Hict, OYO, EAI, HEC e Fluor. Estiveram presentes no evento o ministro de Investimentos Saudita, Khalid Al-Falih, e CEO da Comissão Real da cidade de Riad, Fahd Al-Rasheed.
Em fevereiro deste ano foi anunciada a decisão do governo saudita de suspender, a partir de 2024, as contratações governamentais com empresas ou instituições comerciais estrangeiras que não tivessem sede regional na Arábia Saudita. Na época, o ministro de Investimentos saudita disse à Reuters que a decisão visa a diversificação da economia nacional, concentrada no petróleo. O ministro das Finanças, Mohammed Al-Jadaan, afirmou que as regulamentações detalhadas seriam emitidas até o final de 2021 e que a decisão não abrangeria todos os setores.
Sob o título “Investimento na Humanidade”, ocorreu a quinta edição da iniciativa “O Futuro do Investimento”, nesta semana em Riad, com a participação de executivos, investidores e tomadores de decisão globais. O evento teve na programação várias conferências interativas de temas de relevância atual como investimentos em educação, metaverso e padrões de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG).