São Paulo – As empresas brasileiras investiram 7,4% do seu faturamento líquido no primeiro trimestre deste ano. De acordo com estudo elaborado pela empresa de análise de crédito Serasa, o indicador representa o valor do aumento do imobilizado sobre o faturamento líquido. No ano de 2007, o investimento ficou em 9,2%, um recorde.
De acordo com a Serasa, o percentual investido no primeiro trimestre do ano é expressivo já que não é comum as empresas aplicarem recursos no imobilizado nesta época do ano. O imobilizado é o dinheiro investido pela empresa para realizar a atividade fim da companhia, desde aquisição de prédios e terrenos até veículos e máquinas.
A expansão das empresas, de acordo com a Serasa, vem ocorrendo desde 2004 em função do crescimento da economia brasileira. O setor de serviços, segundo a pesquisa, investiu acima da média geral entre janeiro e março, com 9,7% do faturamento. Em 2007 foram 12,7%. As áreas de energia e telefonia tiveram peso grande no desempenho.
A indústria investiu 7,8% no primeiro trimestre, ante 8,1% no ano passado. Os setores que tiveram maior destaque, neste caso, foram papel e celulose, alimentos, siderurgia e química. De acordo com a Serasa, a indústria de papel e celulose convive com demanda interna e externa aquecidas e também aumento dos preços internacionais do produto.
O comércio, por sua vez, não fez investimentos expressivos em imobilizado em função da sua própria natureza. O percentual aplicado ficou em 1,3% sobre o faturamento, já que a maior parte dos seus investimentos vão para capital de giro. Os segmentos que investiram mais, no entanto, dentro do varejo, foram os de vestuário e alimentos.
O levantamento da Serasa foi feito a partir de uma mostra com 800 balanços demonstrativos de empresas dos setores de indústria, serviços e comércio, divulgados durante este ano. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, vem incentivando os investimentos, segundo a Serasa. O PAC é um conjunto de medidas para incentivar o investimento privado e público em infra-estrutura.

