São Paulo – As empresas brasileiras interessadas em participar do fórum empresarial que ocorrerá paralelamente à Cúpula América do Sul – Países Árabes (Aspa), na próxima semana em Lima, no Peru, ainda podem se inscrever. O encontro vai reunir empresários árabes e sul-americanos, que ouvirão palestras sobre as oportunidades econômicas nas duas regiões e se reunirão em rodadas de negócios. Já há 25 empresas brasileiras inscritas para participar do fórum, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), organismo que está apoiando o Itamaraty na arregimentação das companhias.
O diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, lembra que no encontro haverá oportunidade de conversar com duas partes do mundo, a América do Sul e o mundo árabe. “Os árabes são demandantes, importadores, principalmente os produtores de petróleo têm volume grande de importações”, afirma Abijaodi. A América do Sul, segundo ele, também é um mercado que pode ser mais trabalhado, com o qual pode haver mais cooperação. “Há oportunidades para produtos novos, tecnologias”, afirma o executivo.
O diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI afirma que o Brasil pretende levar para o encontro de negócios da Aspa um grupo bem diversificado de empresas. Ele cita alguns setores que podem encontrar boas oportunidades de negócios junto aos árabes, como o automotivo, desde veículos leves até ônibus, construção, como produtos para acabamento, cerâmicas, louças, ferragens e aço, alimentos, eletroeletrônicos, vestuário, móveis e calçados. “A moda brasileiras tem uma atratividade grande”, exemplifica.
O governo do Peru tem por objetivo reunir para o encontro de negócios 400 empresas, das quais 200 peruanas e 200 estrangeiras. Entre as empresas árabes que já confirmara presença estão grandes companhias, como a Sonatrach, estatal argelina da área de petróleo e gás, a Cevital, distribuidora da Coca-Cola na Argélia e grande compradora de açúcar e óleos comestíveis, o Capital Asset Management, fundo de investimento privado dos Emirados Árabes Unidos com participação em shoppings, imóveis, hotéis no mundo árabe e fora dele, e a Diamond Line Hotel Supplies, empresa de fornecimento para hotéis que importa produtos de hotelaria.
As informações sobre as empresas são da Câmara de Comércio Árabe Brasileira . Há ainda participação confirmada da Abraaj Capital Investments, fundo de capital privado dos Emirados, a IT Sinergy, que trabalha com consultoria em energia renovável no Egito, a JC, editora jordaniana, a Oman International Holding Company, trading que importa produtos para diversas áreas, a W.G. Towel Company, fornecedora omanita de produtos para hotéis, a Voltamp for Energy Company, também de Omã, atuante no setor de energia, a mineradora Qatar Mining, a Hassan Food Company, empresa do Catar da área de alimentação, a DP World, da área de portos.
Na lista também está prevista a presença da Fanalca, de Dubai, que atua em vários setores como supermercados, shoppings, material de construção, entre outros, a exportadora Nafco, de Dubai, a empresa de construção Ginco Holding, de Abu Dhabi, a Masafi, fornecedora de bebidas e materiais de higiene dos Emirados, a Microautomation, empresa dos Emirados da área de tecnologia, a Denovo Corporate Advisor, consultoria administrativa e financeira dos Emirados, a Agência de Investimentos do Marrocos e a Pets 4Us, distribuidora de produtos para animais dos Emirados, entre outras.
As inscrições para empresas brasileiras interessadas podem ser feitas até a sexta-feira (28) na Unidade de Comércio Exterior da CNI. Veja contatos abaixo. O fórum ocorre no Swissotel, em Lima.
Serviço
Inscrições para Fórum Empresarial da Aspa
Unidade de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Indústria
Telefone: +55 (61) 3317-8839 ou (61) 3317-880
E-mails: loren@cni.org.br ou cpferreira@cni.org.br
Site do encontro empresarial da Aspa: www.aspaceosummit.org

