Dubai – A maior feira do setor de construção civil do Oriente Médio promete render negócios às oito empresas brasileiras que participam da mostra. Elas estão no pavilhão de rochas ornamentais e pedras da Big 5, que foi aberta nesta segunda-feira (17), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O espaço brasileiro foi organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Gerente de Comércio Exterior da fabricante de cadeados Pado, Karli Vieira, afirma que o objetivo é aumentar as vendas aos Emirados, que começaram após a empresa participar da mostra pela primeira vez em 2012.
"Aquela edição rendeu clientes até da Tanzânia e de Gana de visitas que recebi no estande. Temos também um importador aqui em Dubai e pretendemos ampliar as vendas para ele, além de encontrar outros", disse. Ela afirmou que vender para Dubai exige pequenas alterações de produtos, mas que podem ser atendidas rapidamente pela empresa. "Vendemos cadeados com duas chaves. Aqui precisamos oferecer três cópias". Vieira também afirma que a empresa pretende ampliar as exportações porque tem capacidade de produzir mais do que a demanda brasileira exige.
Representante da Summit International, que exporta pedras ornamentais, Eder Welsing participa da mostra pela primeira vez em busca de clientes. "Vim para abrir mercado, encontrar clientes e fazer muitos contatos. Existe demanda grande pelo nosso produto aqui. Quero fazer pelo menos uma venda em decorrência desta feira", disse.
Trader da fabricante de equipamentos elétricos Fame, Maria Prado foi para a Big 5 de olho nos africanos. "Vim para vender chuveiros elétricos, mas o nosso mercado não é Dubai. São os países africanos, em que as pessoas não têm acesso à água quente. O chuveiro elétrico é barato e ter água aquecida em casa é sinal de melhora na qualidade de vida para os nossos clientes", disse. A empresa já exporta para a região, mas Maria garante que ainda há espaço para vender mais.
A Big 5 foi inaugurada na manhã desta segunda-feira pelo vice-governador de Dubai, Maktoum bin Mohammed bin Rashid al Maktoum. Após cortar a fita inaugural da feira, ele visitou alguns estandes dos setores de ferramentas, equipamentos para obras e cerâmicas, alguns deles de empresas da China, Itália, Espanha, Áustria e Arábia Saudita. A feira continua até a próxima quinta-feira (20).
Da delegação brasileira que está no país árabe para a Big 5 e outras atividades empresariais participam o presidente da Câmara Árabe, Marcelo Sallum, o vice-presidente de Comércio Exterior da entidade, Rubens Hannun, o diretor-geral, Michel Alaby, além de outras lideranças de entidades brasileiras.


