Da redação*
São Paulo – A empresas sauditas Saudi Basic Industries Corp (Sabic), do setor químico, e Maaden, mineradora, informaram na última semana que vão desenvolver um projeto de mineração de fosfatos no valor de 13 bilhões de riyais sauditas (US$ 3,5 bilhões pelo câmbio atual) segundo informa a Sabic. A indústria química terá 30% de participação no projeto e a Maaden, 70%.
As empresas construirão uma mina de fosfatos e uma planta de processamento na cidade de Al-Jalamid, no norte da Arábia Saudita. O projeto também inclui um complexo para produção de fertilizantes a base de fosfato na cidade de Ras Az Zawr, ao norte de Al-Jalamid. O fosfato produzido em Al-Jalamid será transportado de trem para Ras Az Zawr. A produção será de três milhões de toneladas de fertilizante de fosfato ao ano e a indústria deve começar a operar em 2010.
Segundo o jornal Gulf News, este será o quarto projeto de fertilizantes da Sabic e o primeiro que envolve mineração. Serão exploradas reservas de fosfato estimadas em 1,6 bilhão de toneladas.
*Tradução de Mark Ament

