São Paulo – O evento Tesouros da vida: aromas, sabores e arte trazidos por refugiados árabes ocorre dia 05 de novembro, na capital paulista, com o objetivo de integrar os brasileiros com os refugiados vindos da Palestina e da Síria.
“Vejo o quanto é difícil para eles se estabelecerem por questões como a língua e a interação social”, destaca Maria Nilda dos Santos, curadora do evento. Depois de ter trabalhado por 13 anos em uma instituição ligada à cultura árabe na cidade de São Paulo, Santos decidiu continuar atuando na área e fazer a sua parte para promover a inserção dos refugiados no Brasil.
Ela conta que, em geral, quando os refugiados árabes chegam ao País, eles acabam juntando-se a outros árabes por causa da língua, mas que a integração com os brasileiros é mais complicada. “As pessoas têm muita curiosidade sobre os refugiados, mas elas não vão lá conversar com eles”, aponta Santos.
Para facilitar essa aproximação, o evento da próxima semana terá almoço com pratos típicos; apresentação de dabke, uma tradicional dança árabe; exibição de um filme árabe; comercialização de produtos típicos; tatuagem de hena e apresentação musical dos artistas refugiados Ola Alsaghir e Salam Al Saied.
Outro ponto interessante do evento será uma roda de conversa sobre a empregabilidade de refugiados no Brasil. “A tendência é de empregar o refugiado em um cargo menor, mas muitos deles têm formação e é importante aproveitar o que eles têm de melhor para oferecer”, diz Santos.
Os brasileiros que comparecerem ao evento terão a oportunidade de conversar e tirar suas dúvidas sobre os refugiados com os mais de dez sírios e palestinos que estarão presentes lá.
Serviço
Tesouros da vida: aromas, sabores e arte trazidos por refugiados árabes
Data e horário: 05 de novembro, das 12h às 20h
Local: Casinha 161 – Rua Professor João Marinho, 161, Paraíso (perto da estação Brigadeiro do metrô)
Entrada: R$ 20,00 (comida, artesanato, e tatuagem de henna são cobrados separadamente)
Mais informações estão disponíveis no link http://migre.me/vmEYN.