Da Agência Brasil
São Paulo – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, disse hoje em São Paulo que as negociações do Brasil na Alca não estão comprometidas depois do encontro de Cancún, no México. O ministro reforçou que o Itamaraty tem um cronograma a seguir e que o Brasil cumprirá seus compromissos, reafirmados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Furlan disse, ainda, que o país não negociará baseado em ideologia, mas em dados e fatos. O ministro participa, agora, de uma almoço promovido pela Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (BRITCHAM), onde fará palestra para empresários.
Ontem, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou acreditar que a inexistência de um acordo em Cancún leve a um aumento ou melhora da oferta americana à respeito da Alca e da União Européia com o Mercosul. “Estamos diante de uma posição ainda não clara em conseqüência de um breque em Cancún. A necessidade de abertura em outros acordos bilaterais como é caso da Alca e do Mercosul? Ou travamento completo dessas questões?”, disse.