São Paulo – O Conselho Internacional de Negócios Libanês (LIBC, na sigla em inglês) irá promover o Encontro dos Imigrantes 2016, no dia 09 de agosto, em Beirute. O evento vai reunir homens e mulheres de negócios libaneses ou de origem libanesa que vivem em outros países, além de pessoas ligadas a organizações de expatriados.
“Vamos discutir tópicos que são de interesse da comunidade libanesa fora do Líbano”, afirma Nassib Fawaz, presidente do LIBC. A entidade foi criada em 1999, como uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de reunir empresários e executivos libaneses que vivem em diversas partes do mundo. Ela desenvolveu uma plataforma de negócios para promover os negócios geridos por libaneses.
Segundo o executivo, o evento do mês que vem terá apresentações de representantes do Banco Central do Líbano, do Ministério do Turismo, do Ministério de Relações Exteriores, do Ministério das Finanças e do Ministério do Interior.
Os tópicos que serão discutidos no evento são: como pessoas que vivem fora do Líbano podem obter ou recuperar a cidadania libanesa; o direito de voto para os libaneses que não moram no Líbano e o que estas pessoas devem fazer para votar nas eleições libanesas; quão seguro é manter dinheiro guardado no Líbano quando se vive fora do país e investimentos no Líbano na área de turismo.
Perguntado sobre como vê as relações entre a comunidade libanesa no Brasil e seu país de origem, Fawaz afirma que “definitivamente, elas poderiam ser mais fortes”. O executivo lembra que, em 2003, esteve em uma conferência no Brasil na qual participaram o então primeiro-ministro do Líbano, Rafik Hariri, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Assinamos muitos acordos, sobre companhias aéreas, sobre turismo, doações de prédios para a construção de centros culturais”, recorda Fawaz, lamentando que os projetos não tenham sido levados adiante.
“Há espaço para melhorar muito”, aponta o presidente do LIBC, dizendo que empresários e executivos brasileiros e libaneses podem fazer mais para aumentar as relações entre os dois lados.
Ele também chama a atenção para ações que devem ser tomadas pelo governo libanês, de modo a gerar confiança nos estrangeiros que pensem em investir no Líbano.
“Investimentos em negócios requerem segurança em primeiro lugar. É preciso garantir que o dinheiro está seguro. Em segundo lugar, o governo tem que assegurar que as leis no país sejam justas e rápidas para os dois lados. Estas são as coisas mais importantes”, avalia.
O Evento
O LIBC começou a promover conferências entre a diáspora libanesa em 2003, chamadas de Planet Lebanon. No evento deste ano, a entidade espera reunir 250 pessoas.
Os brasileiros de ascendência libanesa que queiram participar devem mandar uma mensagem com nome, telefone e e-mail para info@libc.net ou libcenews@gmail.com, até o dia 05 de agosto.
O LIBC irá entrar em contato com os interessados para confirmar sua inscrição. Não há custos para a participação no evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone +961 1 366053.