Da Agência Brasil
Brasília – A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, (Senar Mato Grosso) lançaram hoje, em Brasília o Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec).
O evento tem como principal objetivo apresentar as novidades do mercado agropecuário, com idéias e experiências capazes de revolucionar o setor. Está na terceira edição e o tema abordado no próximo ano será tecnologia, insumos e equipamentos. Será realizado em Cuiabá entre os dias 9 e 12 de março de 2004.
Segundo Antônio Carlos Camacho, coordenador da Enipec 2004, o evento busca uma maior integração entre a produção, a qualidade e a comercialização de produtos agropecuários, “pretendemos levar conhecimento e oportunidades da cadeia produtiva. Queremos também incentivar e qualificar a produção e comercialização dos nossos produtos”, afirma.
Uma grande novidade para o próximo ano é a inclusão da Jornada Científica, no evento. Segundo Camacho há um grande distanciamento entre os pesquisadores e os produtores, “essa será uma grande oportunidade de aproximação entre os dois grupos. Os pesquisadores irão apresentar os seus projetos e o produtor agropecuário poderá conhecer como aplicar as novas técnicas para um maior desenvolvimento do setor”.
Além do projeto Jornada Científica, serão realizados ciclos de palestras, rodada de negócios, oportunidade para clientes e fornecedores estabelecerem parcerias e fecharem novos negócios; visitas técnicas, apresentação na prática das novas técnicas implantadas; e o "açougue do século XXI", modelo de açougue montado dentro das mais rigorosas normas de qualidade e higiene com o objetivo de aumentar a qualidade e a comercialização da carne.
De acordo com Zeca d’Ávila, presidente da Famato, o evento é de grande importância para a agropecuária brasileira, “apesar de ser um evento nacional, a Enipec é genuinamente brasileira, pois oferecemos palestras de acordo com os interesses da agropecuária do país. Além disso, usamos uma linguagem simples, de fácil entendimento” explica.
De acordo com Camacho, a exportação brasileira está em crescente desenvolvimento. “O Brasil se firmou como o maior exportador de carne, de janeiro a agosto foram vendidas 820 mil toneladas de carne gerando US$ 875,3 milhões em divisa.
Foi um acréscimo de 40,5% em relação ao ano passado”. O Mato Grosso merece destaque especial neste cenário. Tem hoje o segundo maior rebanho nacional, com 22,25 bilhões de cabeças. Camacho afirmou, também, que "o Mato Grosso está no caminho para se tornar um referencial para o país no que diz respeito a agropecuária".