São Paulo – Um polo voltado à facilitação de negócios entre empresas estrangeiras e o mercado da África. Esta é a Casablanca Finance City (CFC), empreendimento marroquino controlado pela Casablanca Finance City Authority, que promoveu nesta terça-feira (01) um evento para executivos e empresários brasileiros conhecerem seus serviços e tirarem dúvidas sobre como se instalar no país árabe. O encontro ocorreu na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo.
A CFC é voltada a atrair negócios de quatro segmentos para a cidade marroquina: sedes regionais de empresas multinacionais, instituições financeiras, provedores de serviços corporativos e empresas de investimentos.
“A CFC foi estabelecida em 2010, mas começou a oferecer seu status em 2012, e nos últimos quatro anos tivemos cerca de 120 empresas que se juntaram a nós”, contou Najwa El Iraki, chefe de Desenvolvimento de Negócios da CFC. O chamado ‘status CFC’ é um selo que foi criado pelo governo marroquino e oferece facilidades a empresas dos quatro setores que venham a se instalar no polo.
“A Casablanca Finance City Authority se estabeleceu como uma estrutura atraente para estas empresas, facilitando os procedimentos de negócios, como acelerar a obtenção de licenças, vistos, permissão de trabalho, entre outros [benefícios], com taxas relativamente baixas para as empresas e funcionários”, explicou El Iraki.
El Iraki lembrou o bom relacionamento existente entre Brasil e Marrocos e o conhecido interesse de empresas brasileiras em acessar o mercado africano. Para ela, o Marrocos é a melhor opção de entrada para aqueles países.
“Não há uma entrada melhor para a África do que a Casablanca Finance City. A CFC é uma plataforma estável e com bom custo/benefício. Essa plataforma oferece aos investidores algo que eles só podem obter estando lá, que é acesso aos clientes, conhecimento, maior proximidade de estar no continente africano, avaliação de riscos de negócios e relacionamentos mais sustentáveis”, destacou.
Entre as empresas que estão instaladas no hub marroquino há nomes conhecidos dos brasileiros, como Shell, Nestlé, Decathlon, Ford, Accor, BNP Paribas e Mastercard.
Mais informações sobre a CFC podem ser obtidas no site www.casablancafinancecity.com/en.