São Paulo – O engenheiro paulista Marcelo Condé, dono da Spring Wireless, desenvolve o software que interliga os sistemas do cliente, fornece os computadores de mão, faz a manutenção dos serviços e, ainda, negocia pacotes de tráfego de dados com as operadoras de telefonia celular. As soluções tecnológicas sem fio criadas pela companhia são utilizadas por 70 mil pessoas, em mais de 20 países.
Os primeiros clientes da Spring no exterior surgiram em 2005, no Chile. Nos anos seguintes, surgiram oportunidades em diversos outros países da América Latina, Europa e Estados Unidos. A Spring Wireless presta serviços para grandes empresas como AB Inbev, AES Eletropaulo, Banco Santander, BSH Bosch, Cadbury Adams, CET, Cisco, Citibank, Coca-Cola, DANE, Henkel, Itaú, Kimberly Clark, Kraft Foods, L´Oreal, Mc Donald’s, Merck, Motorola, Nestlé, Nivea, Oi, Pepsico, P&G, Sanofi Aventis, Saralee, ThyssenKrupp, Unilever, Visa e Whirpool.
A companhia ainda não possui clientes em países árabes, considera o mercado como de alto potencial para seus produtos e serviços. “Inclusive já realizamos alguns encontros em países árabes, visando principalmente a oferta de solução e serviços para o mercado financeiro – mobile banking e payment (serviço que permite transações financeiras via terminais móveis, especialmente celular e i-Phone)”, afirma o engenheiro.
O principal produto da empresa é um software que permite que os aplicativos corporativos sejam acessados de computadores de mão e telefones celulares. Eles são usados por vendedores que precisam registrar pedidos no ponto-de-venda a motoristas de caminhão que têm o roteiro e as entregas do dia registrados e atualizados automaticamente num smartphone e até por gerentes de bancos para abrirem novas contas fora da agência por meio de um dispositivo portátil.
Marcelo Condé é engenheiro mecatrônico formado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e cursou MBA na Harvard Business School, em Boston. Começou a carreira como consultor de negócios na Booz Allen Hamilton e ocupou a mesma função posteriormente na GP Investimentos. Nos Estados Unidos, na mesma época do MBA, passou pela área de fusões e aquisições do Goldman Sachs.
Criou a Spring Wireless em 2001, mesmo ano que retornou ao Brasil. Na época da fundação, segundo Condé, poucos deram crédito à empresa, concebida por um engenheiro com carreira em banco que nunca havia trabalhado em tecnologia e queria investir em mobilidade. A resposta veio com os números. No primeiro ano de operações com os recursos captados do Softbank, a Spring chegou perto dos US$ 500 mil em faturamento. Atualmente, a empresa conta com mais de 600 colaboradores espalhados pelos escritórios instalados em 15 países. No ano passado a companhia faturou US$ 93 milhões.
Contato
Site: www.springwireless.com
Telefone: +55 (11) 3472.7000

