Isaura Daniel
São Paulo – A rede brasileira de escolas de idiomas Wizard vai começar um processo de expansão internacional no próximo ano. A Wizard já possui seis unidades franqueadas fora do país, mas quer chegar ao final de 2005 com pelo menos 20, de acordo com o sócio diretor Lincoln Martins. No Brasil a escola é a maior rede de ensino de idiomas, com 1.221 franquias. No exterior, a empresa tem duas escolas franqueadas nos Estados Unidos e quatro no Japão.
A Wizard dá aulas de inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, português para estrangeiros no Brasil e atua apenas por meio de franquias. São 500 mil alunos. No exterior, o principal foco da escola é o ensino de inglês para latinos que estão fora do seu país de origem. No Japão, a Wizard ensina japonês para brasileiros que estão morando no país, além de português para japoneses e inglês. Nos Estados Unidos são oferecidos inglês para estrangeiros, principalmente latinos, e português para norte-americanos. A escola tem cerca de dois mil alunos fora do país, de acordo com Martins.
Dentro dos planos de expansão internacional já está acertada a abertura de três novas franquias no início de 2005, uma na Argentina, uma no Uruguai e uma no Chile. As unidades vão oferecer aulas de português e inglês. A empresa também pretende ter unidades franqueadas na Espanha e Portugal. A Wizard, na verdade, é uma das empresas que integra um projeto nacional de expansão de redes de franquias brasileira no exterior, ao lado de outras 12 companhias.
O grupo vai participar, nos próximos dois anos, de oito feiras internacionais de franchising no México, Estados Unidos, Portugal e Espanha, com ajuda do governo. Serão investidos US$ 1,8 milhão para bancar a participação nas feiras e também fazer publicidade das redes em veículos direcionados ao setor de franquias nos quatro países. Metade do dinheiro virá da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex) e a outra metade da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e das empresas.
As franquias que a Wizard já possui no Japão e Estados Unidos são de brasileiros que estão morando nos dois países. "Normalmente são brasileiros que já conhecem a rede e a levam para fora do país", diz Martins. Para abrir uma franquia da rede no exterior é necessário fazer um investimento médio de US$ 25 mil a US$ 30 mil, além de pagar a taxa de franquia de US$ 10 mil. No Brasil, a taxa varia entre R$ 8 a R$ 55 mil, de acordo com o porte da escola, e o investimento necessário é superior a R$ 50 mil.
No Brasil
A Wizard possui um plano de expansão agressivo também para o mercado brasileiro. "Queremos crescer entre 20% e 30% em número de alunos matriculados e escolas franqueadas", diz o presidente da empresa, Carlos Wizard Martins. A empresa apresentou ontem (08) para a imprensa os seus planos para o primeiro semestre de 2005, que incluem um investimento publicitário de R$ 10 milhões.
Parte do dinheiro será utilizado no patrocínio da turnê da banda de rock brasileira Capital Inicial. O grupo vai fazer 50 shows no Brasil em parceria com a escola de idiomas entre janeiro e junho. A imagem da banda também será explorada em comerciais e outdoors. Estão previstas 700 inserções de comerciais em canais de televisão, salas de cinema e rádios, além da instalação de três mil outdoors.
O investimento publicitário envolve também o patrocínio de times de futebol, voleibol e atletas olímpicos. A Wizard é patrocinadora do Guarani Futebol Clube, de Campinas, e da equipe masculina de vôlei Suzano. No primeiro semestre a publicidade esportiva inclui a presença de 380 placas em estádios de futebol e o co-patrocínio de 17 eventos esportivos internacionais.
A Wizard foi criada em 1987 por Carlos Wizard Martins, atual presidente, e gera cerca de 15 mil empregos diretos no país.

