São Paulo – A empresa carioca de design de relógios Touch e a mineira Novaprolink, que desenvolve softwares para profissionais do Direito, foram as duas brasileiras escolhidas pelo 42º painel de seleção realizado em Dubai, entre 27 e 29 de março, pela Endeavor. Agora, essas duas companhias receberão orientação da Endeavor sobre sistemas de gestão, posicionamento de marca, investimentos e oportunidades de negócios. Além das brasileiras, foram selecionadas duas empresas do Egito, uma da Turquia, uma do Chile e três do México.
Gerente sênior de marketing da Endeavor em Dubai, a brasileira Ludmilla Figueiredo afirma que as duas empresas aprovadas pelo painel realizado nos Emirados Árabes Unidos poderão encontrar parceiros no mundo árabe. Ela acredita que o fato de o evento ter sido realizado em Dubai aproxima as empresas brasileiras da realidade do Oriente Médio.
"Foi bom para eles conhecerem o mercado do Oriente Médio. Além disso, tudo o que acontece em Dubai ecoa pelo Oriente Médio. Temos escritórios também no Líbano, na Jordânia, Turquia e Egito. É atrativo, mas é preciso observar se o business [o produto] deles [das empresas que receberão a consultoria da Endeavor] se encaixa à realidade local, pois o mercado do Oriente Médio é diferente do brasileiro", afirma Figueiredo.
A estratégia da Endeavor é auxiliar empresas que tenham um faturamento anual entre US$ 1 milhão e US$ 15 milhões a crescer de forma sustentada e mais rápido do que se não tivessem essa parceria. Durante o processo de seleção, as empresas passam por uma avaliação detalhada das suas contas, receita, número de empregados, endividamento. Depois de aprovadas, recebem a orientação da Endeavor. São avaliados valores como inovação e postura empresarial ética.
"Geralmente atuamos na gestão. Oferecemos conselhos de estratégia, ajudamos a estabelecer um conselho de diretores, avaliamos se precisa estruturar o fluxo de gastos. Às vezes, podemos concluir que determinada empresa tem um sistema excelente e ninguém conhece. Então, trabalhamos com o marketing", afirma Figueiredo.
Receber essa orientação tem um custo. As empresas pagam um valor mensal à Endeavor e também destinam 2% do seu faturamento líquido à instituição, que não tem fins lucrativos.
As empresas escolhidas no 42º Painel de Seleção irão se juntar, na rede da Endeavor, a outras 422 pequenas e médias empresas que, juntas, tiveram receitas de US$ 4,5 bilhões e empregaram 156 mil pessoas em 2010.
Além do escritório global de Dubai, a empresa tem escritórios na Jordânia, Líbano e Egito, entre os países árabes, além de Brasil, Uruguai, Colômbia, Argentina, México e Chile, na América Latina. Os próximos painéis de seleção serão realizados em Cartagena, na Colômbia, em maio; Londres, em junho; Istambul, em outubro; e em Miami, em dezembro.