São Paulo – O escritor de origem libanesa Salim Miguel (foto acima) vai ganhar um site e uma programação especial a partir da próxima terça-feira, 30 de janeiro, quando completaria 100 anos. Com mais de 30 livros publicados, Salim chegou do Líbano ao Brasil aos três anos de idade e no país construiu vida e carreira. Ele morreu aos 92 anos.
O site “Salim Miguel 100 anos” entrará no ar na data do aniversário, uma iniciativa da sua família. Além do portal, a comemoração terá eventos durante 2024 – alguns no dia 30 mesmo – em diferentes instituições. No site serão disponibilizadas informações sobre essa programação.
O site ainda trará breve biografia de Salim Miguel, lista da obra completa do escritor, galeria de fotos, depoimentos e comentários. Essa área tem um email para receber colaborações de leitores, amigos, estudiosos e parentes. Romancista e contista, Salim Miguel também foi importante crítico literário, um dos líderes da vida cultural de Santa Catarina, onde morou, e ganhador de vários prêmios de literatura.
Uma das agendas da próxima terça-feira, o dia do aniversário, é a inauguração de uma placa comemorativa na sede da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
Também será lançada a publicação eletrônica Levantamento Bibliográfico: Salim Miguel, pelo Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH) da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), com referências de artigos e resenhas literárias escritos por Salim e publicados em revistas e jornais do Brasil.
Será lançado ainda um suplemento especial da “Libanus”, web-revista trimestral, iniciativa da Academia Líbano-Brasil de Letras, Artes e Ciências, criada em 2022 pelo consulado no Rio de Janeiro e que reúne descendentes de libaneses e árabes de diversas partes do Brasil.
No decorrer do ano, outras instituições promoverão eventos, como a Academia Brasileira de Letras, em 21 de março, o Sesc Friburgo, de 7 a 10 de maio, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no segundo semestre e a Universidade de Brasília (UnB), no segundo semestre.
Leia matéria da ANBA com Salim Miguel feita em 2013: