São Paulo – A 16ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que começa nesta quarta-feira (25) em Paraty, no estado do Rio de Janeiro, terá a presença da escritora franco-marroquina Leila Slimani (foto acima). Ela vai participar da programação principal do evento, que terá um total de 27 autores do Brasil e exterior.
Além dessa instância de debates, a Flip tem outras atividades paralelas, entre elas discussões e eventos promovidos por instituições parceiras da festa. Esses espaços também têm seus autores convidados.
Slimani é um dos mais importantes nomes da nova literatura francófona, segundo informações da Flip. Ela ganhou um prêmio literário de expressão no mundo árabe, o Lamamounia, com o livro “Dans Le Jardin de I’ogre” (“No Jardim do Ogro”, em tradução livre), de 2014, e o prêmio Goncourt com o livro “Canção de ninar”, publicado no Brasil neste ano. Uma das obras de Slimani, “Sexe et mensonges” (“Sexo e mentiras”, em tradução livre), de 2017, traz depoimentos de marroquinas sobre o tabu em torno da sexualidade no país.
Slimani fala na Flip nesta sexta-feira (27), na mesa 10, chamada Interdito, que começa às 17h30. O tema será o exercício da liberdade de escrever e a escolha de temas tabus ou proibidos, a exemplo do homoerotismo, a sexualidade feminina e a religião. Também fala na mesa o norte-americano André Aciman, nascido no Egito. Antes do debate acontece uma apresentação do escritor e artista visual paulista Ricardo Domeneck.
A Flip já recebeu importantes nomes da literatura árabe em outras edições, como o poeta sírio Adonis, o libanês Amin Maalouf e a egípcia Ahdaf Soueif. O festival reúne grandes nomes da cultura e da literatura do Brasil e exterior para discutir literatura, artes e os momentos históricos nacional e internacional. A Flip ocorre desde 2003.
A cidade de Paraty, às margens do rio Perequê-Açu, é um lugar turístico e se torna um caldeirão de discussão e convivência do público intelectual neste período. Além dos debates, acontecem demonstrações artísticas, atividades voltadas para crianças e adolescentes, entre outras atrações. Há sempre homenagem a um autor brasileiro – em 2018 é a poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira Hilda Hilst.
A edição do ano passado da Flip atraiu um público de 25 mil pessoas.
Serviço
16ª Festa Literária Internacional de Paraty
De 25 a 29 de julho de 2018
Paraty – RJ
Clique aqui para acessar o site do evento