Isaura Daniel
São Paulo – O B+G designers, escritório de design de São Paulo, está desenvolvendo embalagens e material promocional para a Co-op Islami, cooperativa dos Emirados Árabes Unidos especializada na fabricação e distribuição de alimentos preparados de acordo com as regras muçulmanas.
A parceria foi fechada no mês de outubro, depois que três representantes da Co-op Islami estiveram em São Paulo para procurar empresas brasileiras da área de comunicação visual. A B+G prefere manter os detalhes do trabalho em sigilo, mas afirma que as embalagens desenvolvidas pela empresa começarão a ser utilizadas pela cooperativa a partir do início do próximo ano.
A Co-op Islami distribui alimentos, principalmente carnes congeladas e resfriadas, em sete países árabes. Os produtos são importados de várias partes do mundo e parte deles é transformada na fábrica que a companhia possui em Dubai, nos Emirados. Entre os alimentos vendidos pela Co-op Islami estão queijos, frutos do mar, carnes de frango, de carneiro e bovina e enlatados. Toda a carne de frango é importada do Brasil.
O B+G tem sede no bairro de Moema, em São Paulo, e além da empresa árabe, atende no exterior também clientes do Panamá e da Venezuela. A agência é especializada em desenvolver embalagens, criar marcas e materiais promocionais para ponto-de-venda. O escritório trabalha com uma equipe de profissionais de criação, como fotógrafos, ilustradores, projetistas, consultores e gráficos.
No Brasil, o escritório já desenvolveu embalagens para marcas famosas como Caldo Maggi, as garrafas térmicas Melitta, o chá gelado Nestea sabor limão e o iogurte Ninho Soleil. Criou a logomarca do leite fermentado Chamitto, da confecção Peixe Vivo, da Associação Brasileira de Alta Gastronomia e da provedora de acesso Dualtec.
O B+G tem dez anos de existência e ganhou vários prêmios, como o Prêmio Brasileiro de Embalagem Embanews pelo design do rótulo do requeijão cremoso Nestlé, em 1994, pela embalagem da linha de comida instantânea Rango Maggi, em 1998, pela linha de comida instantânea Pratos Maggi e pela embalagens das pizzas Maggi, em 1999. De acordo com informações do escritório, há dois anos o B+G vem se dedicando a expandir sua carteira de clientes.
Co-op Islami
A Co-op Islami importa cerca de US$ 100 milhões ao ano. Os produtos brasileiros representam entre 60% e 65% deste valor. A empresa compra carne de frango e bovina do Brasil. Em outubro, quando estiveram na Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), os representantes da cooperativa disseram que pretendem adquirir também produtos mais acabados no país.
Hoje, entre os fornecedores brasileiros da Co-op Islami estão a Seara e a Frangosul. Os frangos precisam ser abatidos pelo método islâmico halal, com o peito virado para Meca, cidade sagrada da Arábia Saudita. O animal é degolado com uma faca afiada ainda desperto para que escorra a maior quantidade de sangue possível e a carne fique mais limpa.
A Co-op Islami faz parte do grupo Lootah, um conglomerado de empresas que começou a ser construído na década de 50 por Saeed Ahmed Lootah, um muçulmano religioso que pautou os seus negócios na filosofia islâmica. O grupo tem empresas também na área de construção civil, embalagens, seguros, aço, além de negócios na área de educação e bancária.
Após a visita feita no mês de outubro ao Brasil, a Co-op Islami também fechou parceria com a agência de fotografias Meca Studios.
Contato:
Co-op Islami
Tel.: +97 (14) 282-2995
www.coopislami.com

