Geovana Pagel
São Paulo – O Espaço Brasil, inaugurado na tarde de ontem pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem como principal objetivo atrair investimentos e gerar oportunidades de negócios. A área, de 1.380 metros quadrados, é ocupada por representantes de ministérios e empresas estatais, que apresentarão seus projetos à iniciativa privada até sexta-feira (18), paralelamente à 11ª Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad).
Entre os projetos que estão sendo apresentados destacam-se a nova política industrial do governo, as Parcerias Público-Privadas (PPP) e as oportunidades no agronegócio, no setor energético e na Zona Franca de Manaus.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, foi o primeiro palestrante do Espaço Brasil. O ministro falou sobre política industrial, tecnológica e de comércio exterior para o crescimento sustentável.
Furlan afirmou que as exportações devem chegar a US$ 83 bilhões em 2004, o que representa um incremento de 13% sobre o ano passado. Esse aumento nas vendas externas, segundo o ministro, criará 200 mil novos empregos no país. No topo da lista das exportações de maior valor agregado está o segmento de material de transportes, que deve chegar a US$ 13 bilhões neste ano.
O ministro anunciou ainda que o superintendente geral da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Walter Cover, será o coordenador da Sala de Investimentos criada pelo governo federal, que funcionará no Palácio do Planalto.
A sala vai reunir representantes de dez entidades do governo que prestarão atendimento aos investidores interessados no país. "Será um local onde o investidor irá encontrar respostas para todas as suas dúvidas", explicou.
A criação da Sala de Investimentos foi anunciada no último dia 11 de março, mas só agora vai entrar em atividade. O ministro explicou que a sala faz parte da estrutura da Casa Civil, mas será coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento.
Continuidade da programação
O Espaço Brasil funcionará até a próxima sexta-feira (18), das 9 às 18h, no Parque de Exposições do Anhembi. Podem ser visitados estandes dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (juntamente com Inmetro, Suframa e Investe Brasil), das Relações Exteriores, do Planejamento, do Turismo, da Agricultura, da Ciência e Tecnologia e da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca. Também estão expondo seus projetos o Banco do Brasil, a Petrobras, a Infraero e a Caixa Econômica Federal.
Hoje (15), o Espaço Brasil vai sediar mais três palestras: O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, fala sobre o agronegócio – uma cadeia de produção altamente competitiva, às 9h; O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, aborda a oportunidade para investimentos compartilhados, por meio das Parcerias Público-Privadas (PPP), às 11h; E a ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, fala sobre as oportunidades de investimento na área energética e mineração, às 15h.
Inscrições
As inscrições para as palestras precisam ser feitas no site do Ministério, na seção "divulgações".

