Da redação*
Dubai – De acordo com a companhia IIR Middle East, especializada em organização de feiras comerciais, o espaço ocupado atualmente pelo comércio varejista no Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) – que inclui o Bahrein, Kuwait, Catar, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos – deverá triplicar chegando a mais de 15 milhões de metros quadrados até 2016. As informações são do site de notícias MENA Report.
A empresa de consultoria independente Retail International informa que o varejo ocupa atualmente 5,3 milhões de metros quadrados no GCC. O comércio varejista movimenta US$ 100 bilhões por ano na região. As quatro principais cidades onde o setor mais cresce são Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e Riad e Jeddah, na Arábia Saudita. Dubai tem 1,3 milhões de metros quadrados destinados a lojas. Abu Dhabi, Riad e Jeddah têm entre 750 mil e 800 mil metros quadrados cada.
Esse espaço deverá duplicar dentro de poucos anos. Mais 4,6 milhões de metros quadrados de área bruta locável já estão sendo construídos. Juntas, os empreendimentos Dubai Festival City, Dubai Mall e Mall of Arabia vão somar 1,2 milhão de metros quadrados. Já o Doha at Le Villaggio e o The Pearl, no Catar, o Mall of Kuwait, no Kuwait, o Al Shobily Grand Mall, na Arábia Saudita, e o novo projeto Bahrein City Centre, no Bahrein vão acrescentar mais 750 mil metros quadrados de espaço disponível para lojas no GCC.
Existem duas causas para essa aceleração no crescimento do espaço para lojistas no GCC. Em primeiro lugar, a Organização Mundial do Turismo (OMT) estima que, em 2020, 68 milhões de turistas irão visitar a região. Mais uma vez, Dubai está em primeiro lugar: a cidade recebeu 5 milhões de visitantes em 2005, e deve receber 15 milhões de turistas em 2010.
Em segundo lugar a população total dos países do GCC é de 36 milhões de pessoas, de acordo com o relatório Indicadores do Desenvolvimento Industrial 2005, do Banco Mundial. O crescimento populacional anual médio projetado para a região é de 3%. Assim, a população nos países do GCC deve ultrapassar 50 milhões (um aumento de 40%) até 2015. Só a população da cidade de Riad deverá triplicar, chegando a 15 milhões de habitantes.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum