São Paulo – A Casa Árabe de Madrid promove, entre os dias 04 e 08 de outubro, na capital espanhola, o ciclo de eventos “Árabes do Brasil”, com a realização de um fórum empresarial, apresentações musicais, fotográfica e de filmes sobre o tema.
Na segunda-feira (04), acontece o “Fórum Empresarial Triangulação Espanha-Brasil-Países Árabes”, com participação do secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby.
“Falarei sobre temas como o comércio entre o Brasil e o mundo árabe e a influência dos árabes em importantes setores do país, como na gastronomia, medicina, literatura, etc.”, conta Alaby. Ele vai mostrar um exemplar do Alcorão traduzido para o português pelo vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Helmi Nasr, a tradução para o árabe de “Novo Mundo nos Trópicos”, de Gilberto Freyre, e o dicionário árabe-português, ambos também trabalhos de Nasr, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP).
Entre os dados que serão mostrados na apresentação, destaca-se a existência de 12 milhões de árabes e seus descendentes no Brasil, a presença de ministros e diversos membros do Congresso Nacional de ascendência árabe e de importantes instituições de saúde pertencentes à comunidade.
O ciclo de eventos conta com o apoio da Câmara de Comércio Brasil-Espanha e terá participação de representantes de outras entidades brasileiras, como o Instituto da Cultura Árabe (Icarabe) e a USP.
Entre as outras atrações do ciclo, destacam-se as apresentações musicais do brasileiro Lívio Tragternberg e do libanês Tarek Atoui, além da exibição de filmes nacionais que têm os árabes como tema principal, como “Lavoura Arcaica” e “Que seus olhos sejam atendidos”.
Aproximação com o Brasil
O ciclo de eventos “Árabes no Brasil” faz parte de um programa multidisciplinar do Festival VivAmérica, promovido pela organização cultural espanhola Casa de América.
Com as palestras e exibições, a Casa Árabe pretende explorar novos vínculos comerciais, literários e cinematográficos que abordem a recuperação da memória árabe no imaginário brasileiro.
No mesmo seminário em que participará Michel Alaby, também falará Claudio Garón, chefe do escritório comercial da embaixada do Brasil na Espanha. Em seguida, haverá um novo encontro que reunirá Alexandre Bolson, advogado e membro da Câmara de Comércio Brasil-Espanha, e Izabel Ariza, diretora internacional do grupo espanhol Volconsa, de construção, que tem negócios no Brasil e no mundo árabe.
Michel Sleiman, presidente do Icarabe, participará de uma mesa redonda no dia 05, discutindo o papel dos empreendedores árabes no Brasil, a partir da figura do mascate.