Da Agência Brasil
Guadalajara, México – O primeiro ministro da Espanha, José Luiz Rodriguez Zapatero, prometeu hoje (28) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva intervir junto aos países da União Européia, especialmente a França, para que repensem as restrições aos produtos agrícolas brasileiros.
Segundo o porta-voz do governo espanhol, Francisco Javier Valenzuela, durante café da manhã entre os dois governantes, que durou entre 25 e 30 minutos, Zapatero e Lula discutiram também um acordo para investimentos no setor energético brasileiro.
Outro tema tratado pelos dois líderes foi o Fundo Internacional de Combate à Pobreza. Lula convidou Zapatero para participar do grupo de lideranças internacionais que estuda a criação do fundo proposto por ele. Faz parte da estratégia do presidente brasileiro convocar todas as lideranças internacionais para participar das discussões em torno da criação do fundo.
"Eu espero que agora o amigo Zapatero faça parte desse grupo e que outros países façam parte", disse Lula, ainda em Xangai, na China, antes de partir para o México.
O assunto também será discutido na III Cúpula América Latina e Caribe-União Européia, que começou hoje. Coesão social, integração regional e multilateralismo são os temas centrais do encontro, que reúne 58 chefes de Estado e de governo da América Latina, do Caribe e União Européia.
Lula convidou o seu colega espanhol para visitar o Brasil em setembro. O convite foi aceito.

