São Paulo – O Catar abriu nesta terça-feira (15) a venda de ingressos para as eliminatórias para a Copa Árabe da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Os jogos acontecerão em dois estádios, um deles o Estádio Internacional Khalifa (foto acima), que vai receber disputas da Copa do Mundo de 2022, que ocorrerá no país árabe ano que vem. O outro estádio das eliminatórias é o Jassim Bin Hamad, que não está na lista dos locais da Copa do Mundo.
O Catar sedia de 19 a 25 de junho sete partidas das eliminatórias para a Copa Árabe. Os estádios, no entanto, serão ocupados com apenas 30% da capacidade e há uma série de restrições para assistir os jogos, como ter 12 anos ou mais, estar vacinado ou ter se recuperado da covid-19 nos últimos nove meses, usar máscara, aderir ao distanciamento social e usar o aplicativo Ehteraz de controle da covid pelo setor de saúde.
As eliminatórias começam com uma partida entre Líbia e Sudão no dia 19. Omã e Somália jogam no dia 20, Jordânia e Sudão do Sul se enfrentam no dia 21, Mauritânia e Iêmen entram em campo no dia 22, Líbano e Djibuti no dia 23, Palestina e Ilhas Comores no dia 24 de junho e Bahrein e Kuwait no dia 25. Os jogos começam no Estádio Internacional Khalifa e se intercalam com o Estádio Jassim Bin Hamad, sempre às 20 horas pelo horário de Doha.
Todos os ganhadores se classificam para a Copa Árabe da Fifa, que acontecerá no Catar ainda este ano. Os nove principais times da região, segundo o ranking da FIFA, já estão automaticamente classificados para a disputa. Elas são Catar (anfitrião), Tunísia, Argélia, Marrocos, Egito, Arábia Saudita, Iraque, Emirados Árabes e Síria. As informações foram publicadas no site do jornal do Catar, The Peninsula.
Os jogos Copa Árabe devem funcionar como um teste para os jogos da Copa do Mundo 2022 e utilizarão não apenas o Estádio Internacional Khalifa, mas seis dos oito estádios do país que receberão a competição global de futebol. O Khalifa já recebeu outras disputas importantes de futebol depois da reforma pela qual passou para sediar os jogos da Copa, já que ele foi o primeiro estádio da competição a ficar pronto no Catar.