Da redação
São Paulo – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai liberar um financiamento de US$ 1,9 milhão para o estaleiro Wilson, Sons, sediado no Guarujá, no litoral de São Paulo. O valor corresponde a 85% do total de investimentos que serão feitos pela empresa para a ampliação de suas instalações, segundo informou nesta quinta-feira (27) a assessoria de imprensa do banco.
As melhorias vão capacitar a companhia, especializada na construção de rebocadores e embarcações de médio porte, a fabricar navios maiores, destinados principalmente ao apoio e suprimento de plataformas marítimas. O objetivo é atender à demanda do mercado interno.
Além das obras de ampliação dos locais onde os barcos são construídos e do cais de atracação, será instalado um novo equipamento para o transporte de peças, um "pórtico rolante" com capacidade para carregar 50 toneladas.
O grupo Wilson, Sons foi fundado em 1837 em Salvador, na Bahia, pelos dois irmãos escoceses Edward e Fleetwood Pellew Wilson. De acordo com informações do BNDES, o empréstimo será feito com recursos do Fundo de Marinha Mercante (FMN) e faz parte da estratégia do governo de revitalizar o setor naval no Brasil.
Sempre de acordo com o BNDES, a industria naval já chegou a empregar cerca de 40 mil pessoas no final da década de 1970, mas o número caiu para cerca de 800 trabalhadores durante os anos 90. Hoje o segmento gera por volta de 13 mil empregos.

