Alexandre Rocha
São Paulo – O estaleiro gaúcho Companhia Câmara Construções Navais e a empresa russa ATTK criaram uma joint-venture para a fabricar no Brasil barcos conhecidos como Ekranoplans ou Aquaglide, desenvolvidos na Rússia. Na realidade trata-se de um "aerobarco", que por fora parece um avião e plana a uma pequena distância da superfície da água, mas não voa. A nova empresa, batizada também de Aquaglide, deverá ser instalada em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre.
Nesta quinta-feira (13) o presidente da Cia Câmara, Geraldo Câmara, assinou com o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB), um protocolo de intenções para a instalação da fábrica. É que o terreno que deve ser utilizado para o empreendimento pertence ao estado. A forma de cessão da área de 60 hectares, porém, ainda não foi definida.
O que já se sabe, segundo informações do governo gaúcho e da Cia Câmara, é que a planta deverá consumir investimentos de R$ 80 milhões, que poderão chegar a RS$ 180 milhões em três anos. Estima-se que 100 empregos diretos serão gerados em um primeiro momento, sendo que o número de funcionários pode chegar a 600 também em três anos.
O primeiro modelo a ser produzido no Brasil, chamado de A-5, tem capacidade para carregar até cinco passageiros. Segundo Fábio Marçal, assistente administrativo de Geraldo Câmara, ele deverá custar US$ 600 mil no Brasil e, justamente por causa do preço, terá uso "corporativo" e "de governo". De acordo com ele, a empresa já tem 15 pedidos em carteira.
Os rios da Amazônia, por exemplo, são considerados um cenário ideal para o uso dos aparelhos. "Mas eles podem ser utilizados em qualquer tipo de água, seja ela doce ou salgada", disse Marçal.
As duas primeiras unidades já deverão estar prontas para a inauguração da linha de produção, planejada para ocorrer daqui a oito meses. Se tudo der certo, a instalação da planta deverá começar em fevereiro do próximo ano e a produção em junho. A previsão é de que sejam produzidas 15 unidades ao ano. Atualmente a Cia Câmara fabrica barcos de luxo para exportação em Novo Hamburgo, cidade próxima à capital do estado.
Velocidade
O A-5 é equipado com um motor Mercedes-Benz de 420 cavalos que move duas hélices, cada uma localizada em um lado da embarcação. De acordo com Marçal, o Ekronoplan pode atingir a velocidade de 170 km/h e chega a planar até 20 cm acima da superfície. Ele pode também se movimentar em terra firme, mas aí apenas para estacionamento.
Marçal acrescentou que um outro modelo, com capacidade para 60 passageiros, está em fase de testes na Rússia e pode ser adaptado para o transporte de cargas, tendo condições de levar até sete contêineres de 20 pés.
Contatos
Cia Câmara Construções Navais
Tel: +55 (51) 3587-9602
E-mail: cia.camara@ciacamara.com.br
Site: www.ciacamara.com.br

