Emirates News Agency*
Seul – Estaleiros da Coréia do Sul devem receber em breve pedidos da Qatargas para a construção de grandes cargueiros para o transporte de gás natural liquefeito (GNL), segundo informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap News. O valor dos pedidos, segundo a agência, é estimado em US$ 16,5 bilhões.
A Qatargas, uma joint-venture entre a empresa petrolífera Exxon Mobile Corp e a estatal Qatar Petroleum, do Catar, pretende comprar de 70 a 100 navios para transporte de GNL, segundo a revista Trade Winds, especializada no setor de transportes.
A empresa do Catar também pretende produzir 14 milhões de toneladas de gás liquefeito do petróleo (GLP) até 2014, e necessitará de 20 a 30 grandes navios para transportar o produto.
No decorrer de 2005, os três estaleiros da Coréia do Sul – Hyundai Heavy Industries Co., Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co. e Samsung Heavy Industries Co.-, receberam da Qatargas pedidos para construir transportadores de GNL estimados em US$10 bilhões.
"A Qatargas deve fazer os pedidos para as sul-coreanas," disse um executivo da Daewoo Shipbuilding. "Poucas empresas no mundo, entre elas a Daewoo e Hyundai, tem capacidade para construir navios do porte pretendido", acrescentou a mesma fonte. Fontes na Hyundai e Samsung confirmam essa opinião. As empresas sul-coreanas são os três maiores estaleiros do mundo.
*Tradução de Mark Ament

