Geovana Pagel, enviada especial
São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira está presente no 25ª Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), que começou ontem (23), no Hotel Glória, no Rio de Janeiro. O estande, com 16 metros quadrados, localizado no espaço institucional do evento, tem como objetivo divulgar o trabalho realizado pela entidade e informar os empresários sobre as oportunidades de negócios com o mercado árabe.
O presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Antonio Sarkis Jr, esteve presente na abertura do encontro e comemorou a grande movimentação do espaço registrada já no primeiro dia do Enaex. "A Câmara esse ano fez um investimento alto no Enaex, está com um belo estande, está com pessoas preparadas, um bom material, mostrando o serviço que ela presta para os exportadores brasileiros", explicou.
O empresário Antônio Fernando Bessa, diretor de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e um dos diretores da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), que promove o Enaex, falou, ao visitar o estande, sobre o aumento das relações comerciais entre brasileiros e árabes. "Podemos dizer que nosso relacionamento com o mercado árabe tem sido cada vez mais vibrante. Tanto que o ministro Furlan (do Desenvolvimento) acabou de retornar de uma missão para a Argélia", lembrou.
Bessa afirmou que o Brasil tem muitos setores com potencial para exportar ao mercado árabe, como agronegócio, autopeças, equipamentos eletroeletrônicos, indústria química, veículos, entre outros.
Edgar Cardoso da Silva, gerente de Relações Internacionais da Weg, fabricante de motores elétricos, com sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, contou que a empresa iniciou as vendas para os países árabes esse ano e está otimista em relação ao futuro. "Já exportamos para Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos. É um mercado com muito potencial e certamente temos condições de aumentar as exportações para a região em breve", afirmou, ao passar pelo estande.
O Enaex segue até amanhã (25) com o tema "Política de comércio exterior na abertura econômica: a competitividade como objetivo determinante". Serão realizadas diversas palestras e debates com o objetivo de levantar algumas questões pontuais, como a necessidade de aumentar as exportações de serviços e de produtos de maior valor agregado.

