Rio de Janeiro – Para promover o próximo Fórum da Aliança de Civilizações, que será realizado em Doha, no Catar, o país árabe está com um estande na atual edição do evento da ONU, no Rio de Janeiro, que tem atraído a juventude brasileira.
Todo iluminado, colorido e com várias fotos dos prédios altos e modernos que estão sendo construídos em Doha, o estande chama a atenção das pessoas que passam pelo saguão do Museu de Arte Moderna (MAM). “Trouxemos 21 caixas com livros e folhetos sobre o Islã, mapas, os objetivos da Aliança, e já acabaram todos”, afirmou o representante do Qatar Youth Leaders, Mohammed Al Hamadi.
De acordo com ele, essa é sua primeira visita a um país na América do Sul. Vestido com roupa típica dos países árabes do Golfo, todo de branco e cobrindo a cabeça, Hamadi chama a atenção dos jovens brasileiros.
“Eles param aqui e querem saber do Catar, querem tirar foto de mim. É incrível”, afirmou. Segundo ele, nos Estados Unidos, por exemplo, se ele aparecesse vestido com esses trajes, os olhares seriam outro. “Aqui as pessoas chegam sorrindo para mim”, acrescentou.
Além de promover o fórum, Hamadi quer divulgar o país como destino turístico, já que em junho vai ser inaugurado o primeiro vôo direto entre Doha e São Paulo, da Qatar Airways.