Algérie Presse Service*
Argel – A Empresa Argelina de Exploração e Produção Petrolífera Internacional (Sipex), subsidiária da petrolífera Sonatrach, e a Empresa de Hidrocarbonetos Mauritana (SMH) assinaram no final da semana passada, em Nouakchott, capital da Mauritânia, um contrato para a exploração de blocos petrolíferos na Mauritânia, segundo nota publicada pela Sonatrach no sábado (01).
Pelo acordo, as empresas vão explorar quatro blocos na bacia de Taoudenni, em uma área de 20,2 mil quilômetros quadrados. A Sipex informou que vai investir US$ 2 milhões nos quatro blocos. O dinheiro será aplicado em estudos geológicos e geofísicos por um prazo de três anos.
Também estão previstas duas fases opcionais de três anos. Em cada uma destas fases será perfurado um poço, informa a empresa argelina. Segundo a Sonatrach, "esta nova empreitada faz parte da estratégia de desenvolver as atividades internacionais da empresa".
A Sonatrach também opera no mercado exterior com vendas de gás argelino e pesquisa e produção de petróleo e gás em campos terrestres e marítimos. Ela pretende ter 30% de sua produção em outros países até 2015, com foco principalmente em zonas ricas em petróleo da África, conforme já noticiado pela ANBA. No continente africano, a empresa argelina já está presente na Nigéria, Mali, Egito e Líbia.
*Tradução de Mark Ament com informações da redação da ANBA

