Kuwait News Agency*
Nova Déli – A petrolífera ONGC Videsh Ltd (OVL), braço offshore da petrolífera estatal indiana Oil and Natural Gas Corporation, deve adquirir em breve participação de 15% em um campo petrolífero brasileiro, no valor de US$ 400 milhões.
Com isso a ONGC Videsh acrescentará mais um ativo estrangeiro às 13 propriedades que já possui espalhadas por doze países, incluindo a Rússia, Sudão e Mianmar.
Funcionários do Ministério do Petróleo da Índia informaram hoje (06) que o acordo deve ser assinado em breve, possivelmente na semana que vem. Trata-se de um campo de petróleo já descoberto.
Em dezembro passado, a ONGC Videsh conseguiu a aprovação do Comitê do Gabinete Indiano para Assuntos Econômicos (CCEA) para investir US$ 820 milhões no campo brasileiro BC-10 para adquirir participação de 30%. Agora, no entanto, o acordo deve ser fechado a um valor mais baixo.
O investimento indiano no Brasil deve incentivar a petrolífera brasileira Petrobras a entrar nas atividades de exploração na Índia, com a participação na mais recente rodada de licitações para exploração em 55 blocos. Na rodada anterior a Petrobras não foi selecionada.
Segundo o Ministério do Petróleo indiano, a empresa brasileira gostaria de juntar-se à ONGC na próxima rodada de licitações para exploração dos blocos na Índia.
*Tradução de Silvia Lindsey

