Emirates News Agency
Dubai (Emirados Árabes) – Omã deve comprar dois navios no valor de US$ 300 milhões para transportar gás natural liquefeito (GNL) a seus clientes, respondendo à demanda por expansão da planta na cidade costeira de Sur, no leste do país.
"Estamos exercendo nossa opção de compra de mais dois navios de estaleiros japoneses para seguir com a expansão da empresa Oman LNG. Faz sentido ter nossa própria frota pois irá reduzir custos de envio e poderemos competir melhor com outros produtores de GNL," informou um executivo envolvido no processo a um jornal de Dubai.
O executivo não deu detalhes sobre o negócio, mas fontes na indústria dizem que as empresas Japonesas Samsung Heavy Industries e Mitsubishi Heavy Industries fariam, cada uma, contratos separados com o governo de Omã para a construção das embarcações, informou hoje o diário Khaleej Times. "As duas embarcações devem estar prontas em 2006 as e irão juntar-se a outras embarcações atualmente em construção, formando um terceiro lote."
Em maio do ano passado, o governo de Omã encomendou a estes mesmos estaleiros duas embarcações de 145 mil metros cúbicos, com entrega prevista para dezembro de 2005, e outros dois com entrega prevista para o terceiro trimestre de 2006.
Fontes informam que o governo considera ainda a compra de mais duas embarcações caso as condições estejam propícias. A Oman LNG, que atualmente produz 6,6 milhões de toneladas de GNL através de dois trens, disse que as novas embarcações irão operar com GNL de um terceiro trem, elevando em 50% a produção. O terceiro trem está em fase de construção e deve estar completo em Janeiro de 2006.