Isaura Daniel
São Paulo – A estilista gaúcha Elisa Chanan, um dos novos nomes da moda brasileira, vai começar a vestir as mulheres sauditas. Elisa fez no começo deste mês, durante a feira espanhola Bread & Butter, a sua primeira venda para o país do Oriente Médio. A Arábia Saudita será o segundo país árabe a comprar as peças da gaúcha. A estilista começou a exportar também para os kuwaitianos neste ano a partir de contatos feitos durante a Semana Internacional de Moda de Madri (SIMM), que ocorreu em fevereiro.
"Vendi muitos vestidos, principalmente estampados, para os árabes", conta Elisa. No Kuwait, o cliente da estilista é uma loja e na Arábia Saudita um grupo que atua com varejo e atacado. Os sauditas, segundo Elisa, pediram inclusive que a brasileira adapte os vestidos curtos ao mercado local: os faça mais compridos. A Arábia Saudita é um país muçulmano. Além dos dois países árabes, a grife também exporta para Japão, Grécia, Espanha e Rússia. Os japoneses são os maiores clientes de Elisa no exterior.
A estilista abriu a sua grife no ano 2002, mas começou a chamar a atenção do Brasil e do mundo neste ano, a partir da sua entrada no Fashion Rio, um dos mais importantes desfiles de moda do país que recebe compradores de moda também do exterior, e ocorre duas vezes por ano no Rio de Janeiro. Elisa Chanan mostrou suas criações no Fashion Rio em janeiro deste ano e também em junho. Antes, nos anos de 2004 e 2005, ela já havia participado da Casa dos Criadores, desfile de moda que ocorre em São Paulo, famoso por lançar novos talentos da moda no Brasil.
Decolagem
Desde a abertura da sua empresa até o ano passado, a estilista vendia apenas no varejo por meio de uma loja que mantém no bairro Bela Vista, em Porto Alegre. As primeiras vendas no atacado, que vieram por meio da exportação, aconteceram no segundo semestre de 2005, depois da participação na feira SIMM, da Espanha. De lá para cá, porém, a decolagem foi grande. Hoje, a grife tem compradores em seis países e envia 80% da sua produção para o exterior.
De acordo com a estilista, quando ela começou a trabalhar na área não pensava na possibilidade de exportar. Mas descobriu fora do Brasil um mercado promissor. Um dos planos da gaúcha é conhecer os países para os quais exporta que ainda não visitou, o que inclui Kuwait, Arábia Saudita e Japão. "Tenho vontade de visitar para saber um pouco mais sobre eles", afirma. Criar uma moda especialmente para japoneses e árabes, porém, não está nos planos. "Vou seguir com o meu estilo, que está dando certo", diz.
A empresa de Elisa ainda é de pequeno porte. Parte da produção é terceirizada e parte é feita no próprio ateliê. Nos planos para o futuro estão a participação na feira Bread & Butter de janeiro do próximo ano e a reestruturação administrativa da empresa. Elisa Chanan também vai abrir um showroom em São Paulo, na rua Haddock Lobo, em agosto.
Contato
Elisa Chanan
Telefone: +55 (51) 3388-7047

