São Paulo – A estilista mineira Cecília Prado, que desenvolve vestidos, blusas, saias e casacos em tricô, decidiu inovar na criação e investir em tecnologia para conquistar novos mercados. Hoje, exporta 70% de sua produção para mais de 20 países, incluindo Emirados Árabes, Arábia Saudita, Catar, Barhein, Líbano, Kuwait e Egito. “As peças caíram no gosto dos estrangeiros”, afirmou a estilista.
Com um trabalho diferenciado em tricô, que passa por um processo especial de lavagem e coloração, Cecília mistura o tricô com tecidos planos, bordados, aplicações e estamparias. “No inverno, uso 100% tricô. No verão, misturo com tecido plano para dar mais leveza às peças”, disse. Segundo ela, há quatro anos as vendas externas da empresa representavam apenas 25% da produção, mas com essa renovação dos produtos de tricô, as peças foram tendo maior aceitação no mercado externo.
O primeiro contato com compradores árabes foi em 2002, numa feira de moda em Paris. “Nossas clientes já são bem antigas”, disse Cecília, que já conta com três clientes nos Emirados Árabes, duas no Líbano, três na Arábia Saudita e uma em cada um dos outros países árabes. “Elas são as mulheres que mais compram em volume”, acrescentou a estilista, que faz adaptações nas roupas vendidas para região. “Colocamos uma manga, abaixamos o comprimento das saias e vestidos e elas adoram as peças mais trabalhadas, as que têm mais charme”, afirmou.
Do total das exportações da Cecília Prado, entre 30% e 35% é destinada ao mercado árabe. As roupas mineiras são vendidas, geralmente, em lojas multimarcas e de departamento, como a americana Saks, que tem filial em Dubai. As clientes árabes costumam fazer seus pedidos em feiras de moda em Paris e Nova York. “Faço três feiras por estação”, disse Cecília.
Participar de uma feira em Dubai está nos planos da estilista para o começo de 2009. Segundo ela, a Associação Brasileira de Estilistas (Abest), da qual ela faz parte, está organizando um evento brasileiro em Dubai no próximo ano e a idéia de Cecília é integrar essa missão.
Atualmente, a empresa de Cecília produz 2,5 mil peças por mês e emprega 50 funcionários diretos, além de mais de 50 bordadeiras e outras costureiras terceirizadas que ajudam na produção. A fábrica mineira está localizada na cidade de Jacutinga, interior de Minas Gerais.
De pequena indústria para grife
A empresa de confecção de Cecília Prado já existe há mais de 20 anos no mercado, era conhecida como Castor, fabricante de tricô. A pequena indústria era familiar e foi fundada pela mãe de Cecília, que também cresceu vendo sua mãe costurando. Após entrar na faculdade de Negócios da Moda na Universidade Anhembi Morumbi, a jovem assumiu os negócios da família. Com a mudança, os produtos feitos na empresa ganharam um design mais rico, um novo conceito e um novo nome, Cecília Prado.
Atualmente, a empresa conta com um showroom em São Paulo, Londres, Paris e Nova York, além de vender suas roupas em mais de 40 pontos de venda no Brasil e no mundo.
Contato
Cecília Prado
Site: www.ceciliaprado.com.br

