Marina Sarruf
São Paulo – A Moltec, fabricante de acessórios de Minas Gerais, já começou a colher os frutos da sua participação na Motexha Autumn, feira de moda que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A empresa, que integra o estande organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira na exposição, fechou uma venda de paetês coloridos para dois estilistas árabes. Nesta quinta-feira (15) a proprietária da companhia, Mary Almeida, vai conhecer uma loja de aviamentos de um empresário de Dubai. Ele está interessado em importar os produtos da empresa.
De acordo com Mary, os estilistas árabes compraram 12 pacotes de paetês em tons dourados, que ela levou à feira como amostra, e já encomendaram mais de outras cores e formatos. "Meu produto é bem direcionado. Vendo muito para estilistas", afirmou a empresária. Além dos paetês, que podem ser aplicados em roupas e sapatos, Mary levou para feira acessórios como broches, cintos e colares feitos com paetês de forma artesanal.
A Moltec já exporta para os Emirados Árabes Unidos e para Arábia Saudita, embora esta seja a primeira vez que a empresa participa de um evento num país árabe. A maioria de seus contatos internacionais é feito em feiras na Europa. A companhia também vende para Espanha, Itália, França, Alemanha e Estados Unidos.
Do estande organizado pela Câmara Árabe fazem parte três empresas brasileiras, um estilista e uma associação de calçados. A feira, que está hoje em seu último dia, rendeu muitos contatos, principalmente para o estilista Leonardo Chiasso, que apresentou seus vestidos diariamente em desfiles na mostra. Em função da grande procura, Chiasso já pensa até em abrir uma loja no mundo árabe. A intenção do estilista é abrir uma loja em conjunto com algum empresário local.
As fabricantes de calçados também fizeram contatos positivos na feira. O diretor comercial da Agaefe Indústria de Calçados, Henrique Martins Ferreira, que também participa da feira representando a Sandálias Giovanna, está fechando negócio com um empresário do Irã interessado nas botas nobuck da Agaefe. Estão sendo negociados três mil pares de sapatos.
De acordo com o gerente de relações internacionais da Câmara Árabe, Fadley Fattah, a maioria dos compradores da feira é da Arábia Saudita. "Os sauditas têm se monstrado bem interessados nos sapatos brasileiros", afirmou.
A Motexha Autumn, que começou na última segunda-feira (12), conta com 500 empresas e marcas de 36 países. São esperados mais de cinco mil visitantes, segundo informações do site oficial da mostra. De acordo com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Dubai, Obaid Humaid Al Tayer, as importações do setor têxtil no Oriente Médio são cerca de US$ 3,26 bilhões. Essa é a primeira vez que a Câmara Árabe participa da Motexha, a maior feira do segmento no Oriente Médio.

