São Paulo – A Expoarroz encerrada nesta sexta-feira (08) em Pelotas, no Rio Grande do Sul, registrou desempenho acima do esperado. Só em negócios realizados com compradores estrangeiros foram US$ 7,8 milhões, de acordo com informações da organização do evento e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Entre os compradores que vieram para a rodada de negócios havia empresas da Suíça, Costa Rica, Estados Unidos, Jordânia, África do Sul, Itália, Granada e Peru. Tradings da Índia e de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, também negociaram o produto.
De acordo com o coordenador da Expoarroz, Fernando Curi Estima, a rodada de negócios foi melhor do que as das últimas edições e deverá continuar a crescer nos próximos anos. Ele afirmou que antes de negociarem preços, volumes e prazos, os clientes internacionais visitam o porto de Rio Grande, centros de pesquisa e produtores. “Isso é fundamental na tomada de decisões”, disse à ANBA nesta sexta-feira.
“Nas últimas edições lançamos o projeto Brazilian Rice (feito em parceria entre a Apex-Brasil e Associação Brasileira das Indústrias de Arroz) para promover o arroz e lhe conferir uma marca, a exemplo do que já ocorre com sucesso em setores como os de carne bovina, de frango, com o vinho brasileiro. Isso ajudou a cativar o mercado internacional. Além disso, o dólar subiu e ajudou nos negócios”, disse. Além desses fatores, Estima afirma que os produtores estão cada vez mais internacionalizados e aptos a exportar. “Hoje, podemos até embalar o produto em diversos idiomas, como o árabe”, disse.
O mercado dos países do Oriente Médio é um dos focos dos produtores brasileiros. “Queremos que as exportações cheguem a entre 15% e 20% do volume produzido pelo País e neste projeto a América Latina e os países árabes são dois mercados fundamentais porque têm a cultura do consumo”, afirmou. Ele observou que os africanos também desempenham um papel importante entre os clientes devido à necessidade de garantir a segurança alimentar da população.
O Brasil produz 12 milhões de toneladas de arroz por ano e exporta 10% desse total. Só o estado do Rio Grande do Sul produz 8,5 milhões de toneladas. Segundo Estima, o setor espera exportar até 20% da sua produção em cerca de dez anos.
Estima afirmou que apesar de a economia brasileira passar por dificuldades, a edição deste ano do evento, que é realizado a cada dois anos, superou as expectativas dos organizadores.
“Estamos surpresos, pois vimos que os empreendedores estão buscando novos mercados e investindo em tecnologia. É em momentos como esse que se reavalia os processos”, disse. Embora ainda não tenha o número final, Estima afirmou que o total de visitantes da feira ultrapassou 15 mil pessoas. A mostra foi realizada entre os dias 05 e 08 de maio. Da rodada de negócios participaram mais de 20 empresas brasileiras e estrangeiras. No total, foram promovidos 160 encontros entre elas.


