São Paulo – O Brasil está com as inscrições abertas para o Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), que irá conceder até 100 bolsas de estudo para alunos de mestrado e doutorado de países em desenvolvimento. No total, cidadãos de 59 países são elegíveis, entre eles, seis árabes: Argélia, Egito, Marrocos, Tunísia, Líbano e Síria. As inscrições vão até 25 de novembro.
Para concorrer à bolsa, é preciso primeiro que o candidato seja aceito por uma instituição de ensino superior brasileira, pública ou privada, em curso de mestrado ou doutorado avaliado com conceito igual ou maior a três pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A lista de cursos recomendados pela Capes pode ser vista no link http://migre.me/vebJE.
Os valores mensais pagos pelas bolsas aos estudantes estrangeiros são os mesmos oferecidos aos bolsistas brasileiros. No caso de alunos de mestrado, é oferecido um auxílio de R$ 1,5 mil por até 24 meses. Para os alunos de doutorado a bolsa é de R$ 2,2 mil por até 48 meses. O aluno precisa pagar sua própria passagem de vinda ao Brasil, mas a passagem de volta está incluída no programa.
Os candidatos precisam possuir o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras), mesmo aqueles que sejam nascidos em países lusófonos. Entre os países árabes elegíveis ao programa, apenas o Líbano aplica o Celpe-Bras. O exame é oferecido no Centro Cultural Brasil Líbano, em Beirute, e moradores de outros países da região podem se inscrever para o exame no local.
Para a inscrição, documentos como diploma e histórico escolar poderão ser apresentados em português, inglês ou espanhol. Os resultados da seleção devem ser divulgados até o dia 31 de dezembro e as aulas têm previsão de início para fevereiro de 2017.
Mais informações sobre a documentação necessária e como realizar o processo de candidatura às bolsas estão no edital do programa, que pode ser acessado no link http://migre.me/vedgj.


