São Paulo – Turistas estrangeiros que desembarcarem nos aeroportos brasileiros poderão receber informações sobre atrações culturais, patrimônio e arquitetura, atrações ao ar livre, lazer e compras pelo celular.
O aplicativo que disponibiliza este serviço foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, e está disponível a partir desta quarta-feira nos aeroportos internacionais de São Paulo e Rio de Janeiro. Até o dia 12 de junho, poderá ser utilizado também em Brasília, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Manaus, Fortaleza, Recife e Florianópolis. Até agosto, estará disponível em Cuiabá, Natal e Curitiba.
"O uso das novas tecnologias é um aliado importante para melhorarmos os serviços prestados aos turistas, com rapidez e qualidade de informação. Além disso, contribui para quebrar velhos paradigmas sobre o Brasil e reforçar a imagem do país moderno que somos", declarou o ministro do Turismo, Luiz Barretto, em nota emitida pela Embratur.
O serviço disponibiliza ainda fotos e rotas de acesso por meio do Google Maps, no qual o visitante poderá identificar os atrativos mais próximos de sua localização. A ferramenta poderá ser acessada gratuitamente por meio de uma rede sem fio disponibilizada pela Infraero nos principais aeroportos brasileiros.
“As pesquisas feitas pela Embratur com turistas internacionais mostram que a Internet – hoje muito acessada via celular – já é a principal fonte de informações do turista estrangeiro em vários países”, explicou Jeanine Pires, presidente da Embratur.
O visitante também poderá baixar a ferramenta antes da viagem, ainda em seu país, via Internet em seu celular, pelo endereço www.embratur.gov.br/mobile ou pelo seu computador no site www.braziltour.com/mobile.
Serão instalados totens informativos nas salas de desembarques internacionais dos aeroportos – em inglês e espanhol – para auxiliar os estrangeiros sobre como instalar e utilizar a ferramenta. A tecnologia está disponível em português, inglês e espanhol.

